terça-feira, 16 de abril de 2024

Uma igreja de vencedores

Sabemos que a salvação é mediante a fé, um presente de Deus. Para sermos salvos não nececitamos de esforço, pois a salvação é de graça, tem tudo a ver com a obra de Cristo na cruz do calvário. Porém, ser um vencedor tem a ver com obras, com aquilo que nós fazemos no reino de Deus. Existe uma recompensa para aqueles que se envolvem na obra, que chamamos de galardão. A Bíblia nos ensina que o reino de Deus é tomado por força e violência. Mas isso não significa que o esforço para convencer pessoas vem de nós, porque é pelo Espírito Santo que vidas se entregam a Deus. A nossa parte é orar e pregar o evangelho. Nas cartas de Apocalipse vemos existe uma recompensa para os vencedores. E esse sem dúvidas é o nosso maior objetivo como cristão, correr a carreira que nos foi proposta e vencermos.


Paulo é um dos exemplos de cristão vencedor, sendo alguém que se entregou pela causa de Cristo por completo. Para ele, tudo nessa vida era perca, para ganhar a coroa que lhe estava proposta. Em 1 Coríntios, no capitulo 9, temos um ensino importante do apostolo, quando ele comparar a carreira cristã com uma corrida. Enquanto os atletas correm por uma coroa corruptível e passageira, nós queremos ganhar a coroa incorruptível, que durara para sempre, dada pelo nosso Senhor. Vale a pena servir a Cristo, e existe um convite para nós, o de correr a carreira da fé com perseverança. Vamos começar com o que esta descrito em 1 Co 9:23-27, onde aprendemos algumas coisas com o apostolo:

Tudo faço por conta do Evangelho

A vida de Paulo era pelo evangelho, onde ele dizia que tudo fazia. Ele se fazia de fraco para ganhar os fracos, forte para ganhar os fortes. Vivia em viagem missionarias, pregava enquanto trabalhava. A vida dele era o reino de Deus. A nossa vida pode ser assim também. Dentro da nossa rotina podemos expressar a Cristo, e também podemos ter intimidade com Deus em qualquer momento. Podemos andar e orar, lavar  uma louça e declarar a palavra. Não existe em viver pelo evangelho, onde podemos ser cooperador do Senhor em uma obra eterna.

Todos correm, porém um leva o prêmio

Em uma corrida ou em outros esportes, existe apenas um vencedor, e esse principio se aplica para nós. Paulo nos incentiva a corrermos, a não ficarmos parados. Fomos salvos, mas ainda existe uma obra a ser realizada, não fique de fora daquilo que Deus esta fazendo. Correr nos falar de entrega, de nos desagastarmos no reino de Deus. É a disposição de correr e vencer que traz a diferença entre os cristãos vencedores e aqueles que são derrotados. Correr de tal maneira fala sobre sair da média, de ter disposição de pagar o preço.

Todo atleta se domina

Vemos que os grandes campeões vivem uma vida regrada. Comem de forma diferente, se exercitam, cuidam do corpo. Nós também devemos ser assim, tendo o ato de nos dominar, não cedendo as tentações, não eixando o desanimo nos travar ou nos impedir de avançar. Se dominar fala das disciplinar espirituais, como o jejum, a oração, a leitura da palavra.

Correndo com meta, reduzindo o corpo a escravidão

Paulo não era bobo, não fazia as coisas sem saber o motivo. Nós precisamos saber o porque lideramos, o porque nos envolvemos na obra de Deus. Ele corria com a meta de se tornar um vencedor, tanto que no fim da vida pode dizer que combateu o bom combate e já poderia guardar a sua fé. Que possamos ter metas e alvos de crescimento, pois uma coroa nos espera. Não desfira socos ao vento, não faça nada por fazer, mas entenda que o importa é gerar. Reduzir o corpo a escravidão novamente nos remete as disciplinas espirituais e investimento na obra de Deus, da comunhão até a intimidade com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apocalipse 16- D'Alma

O álbum lançado pelo Apocalipse 16 no ano de 2005 traz uma nova versão do Pregador Luo, deixando aquele rap mais cru de lado para investir e...