terça-feira, 30 de abril de 2024

O livro de Eli

Aqui em nossa seção de filmes não falamos apenas de produções que são feitas por diretores ou produtores cristãos, mas também analisamos produções cinematográficas de Hollywood que tratam de assuntos que envolvem o cristianismo. E é exatamente o que acontece em "O livro de Eli", onde temos uma mensagem impactante através do roteiro do filme, além do elenco contar com Denzel Washington como protagonista. Já é de ciência de todos que o ator é cristão, possuindo até um pai que é pastor de igreja. Procurando sempre transmitir boas mensagens nas produções que participa, Denzel busca mostrar qual é a mais importante fonte de comunicação e vida para o ser humano nessa produção.


Sendo lançado em 2010, o próprio Denzel Washington participou da produção do filme, buscando mostrar um mundo pós apocalíptico, quando a Terra acabou sendo devastada por conta de uma guerra nuclear. Eli é o personagem principal, que perambula pela Terra destruída há trinta anos, em direção do Oeste. Enquanto acompanhamos a peregrinação de Eli, vemos o quanto o planeta esta destruído e longe daquilo que nós conhecemos. Com um mundo sem leis, Eli acaba tendo que lidar com os mais diversos desafios em sua caminhada, tendo que lidar com bandidos e pessoas que atuam contra a sua vida. Eli se mostra um homem forte e luta contra eles. O vilão do filme se chama Carnegie, interpretado muito bem por Gary Oldman, que esta a procura de um livro, que segundo ele, lhe trará poder para governar todas as outras cidades que existem, já que a obra tem o poder para dominar e influenciar pessoas. É quando percebemos que o tal livro esta com Eli, que o protege com todas as suas forças, tendo o objetivo de entregar o livro no Oeste, já que esta carregando o provável último exemplar da obra.

Uma outra característica de Eli é que ele é cego, e só vamos perceber isso com o desenrolar da trama. Carnegie percebe que o protagonista esta com o livro que ele procura e tenta pegar para si. Ao fim da jornada de Eli que finalmente nos é revelado qual obra o personagem carregava consigo. Trata-se da Bíblia sagrada, o principal livro da história da humanidade. Como sabemos, a Bíblia sendo manuseada por pessoas erradas pode levar pessoas a serem guiadas a atitudes ruins e longe daquilo que Deus planejou. Quantas pessoas nós sabemos que ganham dinheiro para si através da palavra de Deus? Agora imagine só em um mundo onde as pessoas não possuem acesso a palavra de Deus, o quanto elas podem ser levadas a um domínio de quem possui a palavra. É nítido que Denzel Washington faz uma critica para aqueles que fazem mal uso da Bíblia, mas a principal mensagem é buscar mostrar a importância que o manuscrito sagrado tem para nossas vidas e que devemos investir tempo na leitura e ensino da vontade de Deus. No fim do filme vemos que Eli concluiu a sua peregrinação, buscando mostrar que nós também vivemos a nossa própria peregrinação na obra de Deus. Que assim como Paulo e também Eli, podemos também terminar a nossa jornada após termos combatido o bom combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro com Deus 2023- Full House

Tive a oportunidade de assumir uma rede de adultos em 2022, mas o desafio de realizar um Encontro sozinho veio apenas no ano seguinte, no pr...