segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Os dez mandamentos

A Rede Record viu com bons olhos fazer suas produções baseadas em histórias bíblicas. Sendo uma emissora com raízes cristãs, nenhuma estranheza foi causada quando eles investiram nesse gênero de tramas. Com histórias bíblicas épicas e muito bem produzidas, a Record tinha uma grande oportunidade de contar tramas encantadoras. Após fazer diversas novelas com temática cristã, eles lançaram em 2015 sua produção mais épica e de maior sucesso, chamada "Os dez mandamentos". Com tamanho sucesso, a emissora decidiu dar um passo maior, compactando o roteiro e transformando a novela em um filme, que teve lançamento nacional, lotando as diversas salas de cinema do país. Contando a história de Moises e o povo saindo do Egito, tivemos a primeira produção nacional cristã nos cinemas.


A produção apostou em diversos atores que já fizeram parte da Rede Globo, que trouxe uma autoridade maior, pois se o roteiro não era dos melhores, pelo menos as atuações não seria vergonhosas. O principal ator do filme é Sergio Marone, que interpretou Ramses, o antagonista da trama. Como Moises tivemos o ator Guilherme Winter. O elenco ainda contou com nomes importantes da televisão brasileira, como por exemplo Samara Filippo, Camila Rodrigues, Giselle Itié, Juliana Didone e tantos outros. A produção foi feita para ser uma novela, e quando é compactada em filme, acabamos por perder o melhor do roteiro, a dramatização. Tudo acaba acontecendo muito rápido e sem um contexto, sendo melhor compreendido por aqueles que já conhecem Moises e o êxodo do povo hebreu para Canaã. O filme começa com Josué contando para os israelitas a história de Moises, e como Deus o usou para libertar o seu povo do Egito e da opressão de Ramses. Vemos Moises ainda pequeno sendo criado dentro do palácio de Faraó, até o momento que após uma morte por acidente, Moises parte para o deserto, até o momento em que Deus o chama para a missão de libertar o seu povo.

Ao longo do filme temos diversos confrontos dramáticos entre Moises e Ramses, com ótimas atuações de Sergio Marone. Os principais fatos da história de Êxodo estão ali, como por exemplo a criação dos dez mandamentos e o momento quando o povo acaba criando um bezerro de ouro para ser adorado. A produção buscou investir em efeitos especiais, e apesar de não ser o melhor, não ´nada que deixe o filme ser uma vergonha. O ponto alto da trama é o momento das pragas serem liberadas no Egito, culminando com a morte dos primogênitos dos egípcios. Uma dos feitos mais interessantes e bem produzidos é a abertura do mar vermelho, que quando passou na televisão fez com que o público parasse tudo para poder assistir essa cena. Existem muitas falhas dentro do roteiro, que acaba por piorar quando é formatado para a versão cinematográfica. "Os dez mandamentos" consegue causar impacto com sua ótima estratégia de divulgação, colocando os épicos bíblicos para terem mais espaço dentro das produções para televisão. Outro ponto positivo é que o filme fez com que as próximas produções ganhassem ainda mais cuidado e produção. Apesar de não ser um filme muito bom, "Os dez mandamentos" foi um marco para as produções cristãs no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...