sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Leonard Ravenhill, o profeta do avivamento

Se existe um homem que marcou a minha vida com os seus escritos, esse home é Leonard Ravenhill, um grande avivalista cristão, famoso por ter escrito o livro "Por quê tarda o pleno avivamento?". Essa obra que fala sobre como a geração estava fria e precisava ser despertada, é um dos livros que mais me inspirou como cristão. Nascido na Inglaterra em 1907, o foco de seus ensinos eram voltados para a oração  avivamento, desafiando a igreja moderna para viver o evangelho de forma plena. Muitas vezes, era chamado de profeta do avivamento, sempre buscando inspirar as pessoas a buscarem mais de Deus e a sua presença. Ele foi um dos amigos íntimos de A.W Tozer, e inspirou muitos jovens, como o seu aluno na fé, Keith Green.


Ele foi um estudante da história da igreja e se tornou um perito em avivamentos, sendo esse um dos motivos pelos quais ele foi muito usado para ensinar sobre esse assunto, sempre acreditando que era possível viver um mover de Deus em nossos dias. Nos anos de guerra, Leonard fazia reuniões de pregação e oração, atraindo muitas pessoas, com muitos deles se convertendo ao evangelho. No ano de 1959 ele e sua família se mudaram para os Estados Unidos, onde viajaram por todo o país, armando tendas para a pregação da palavra de Deus. A sua busca por reavivamento era intensa, buscando trazer ensinos onde apontava para a forma como a igreja vivia no novo testamento. Ao longo de sua jornada cristã, ele inspirou homens como Keith Green, Tommy Tenney, Steve Hill, David Wilkerson e tantos outros, que carregava a chama de avivalista dentro de si. Leonard por muitas vezes era até chamado de um home perigoso, devido a ele dizer que existem pessoas que carregam tanta presença de Deus, que acabam por serem pessoas perigosas para o inferno dentro da sociedade.

Tozer era um daqueles que admiravam o zelo do amigo pela obra de Deus, tanto que certa vez disse que a igreja tem débito a pagar para homens como Leonard, mas que infelizmente isso raramente acontece em vida. Leonard não negociava princípios e combatia as desculpas que pessoas davam para se entregarem ao Senhor, ou até mesmo para aqueles que não gostavam de serem instruídos e direcionados pela verdade. Ravenhill dizia que tardava o avivamento porque pregadores estavam mais preocupados com dinheiro e prosperidade do que m levar os perdidos para o arrependimento. Ele não se deixava ser levado pelas coisas passageiras dessa vida, vivendo sua existência focado na oração e busca pelo Senhor, assim como também na pregação e ensino do evangelho. Um ensino precioso desse avivalista e que nenhum homem é maior do que a sua vida de oração, que o pastor que não esta orando, esta brincando. Não tem como ouvir os ensinos de Leonard e permanecer o mesmo, pois ele é o típico pregador que ou você ama ou você o odeia. "Por que tarda o pleno avivamento" foi lançado em 1959, sendo um livro precioso pelo seu conteúdo e tanta vida. Na lápide desse homem de Deus esta escrito "Carregado por anjos" e "As coisas pelas quais tem vivido valem a morte de Cristo?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...