quarta-feira, 12 de julho de 2023

Você pode ser um Coach, uma ferramenta para líderes

Sim, eu sei. Quando você escuta esse nome "Coach" sua mente já começa a borbulhar, pois a ideia que temos desse tipo de título é de alguém que não queremos seguir. Nos últimos anos surgiu esse tipo de profissional, que fala diversas frases motivacionais, dizendo que você pode ser isso ou aquilo, conquistar, ser rico. O problema é que por mais que sigamos suas dicas, não conseguimos chegar no nível desses milionários. Mas desfaça esse tipo de pensamento de sua cabeça, pois não falaremos dessas pessoas. A palavra "Coach" não pode estar relacionada a más atitudes desses profissionais. Coach é um treinador, alguém que leva o outro mais longe. E falaremos desse tema abordado por Joel Comiskey.


Esse livro é escrito em conjunto, a três mãos. Joel Comiskey é um homem com muita experiência no contexto de igreja em células e liderança, desenvolvendo muitos líderes ao redor do mundo. Sam Scaggs é pastor e plantador de igrejas, e Ben Wong tem iniciado um movimento Coaching na Ásia e América do sul. Juntos, eles nos mostram que você pode ser um Coach na vida de alguém. A primeira parte do livro tem como escritor Ben Wong, que mostra de forma prática que todos precisam de um Coach. A ideia é mostrar que ninguém cresce sozinho, que você precisa de alguém para levá-lo ao próximo nível. Ele nos mostra que você pode aplicar princípios de desenvolvimento de pessoas no discipulado, e que inclusive, pastores não podem andar sozinhos precisando também de outros pastores que possam ajudá-los a avançar. Dentro da igreja a liderança atua como Coach, por mais que pense que não. Você libera palavras, aconselha, ajuda outros avançar. Isso é ser Coach, é aplicar Coaching.

Na outra parte do livro, Sam Scaggs segue tratando sobre o tema, mostrando como você pode usar os métodos de Coach no seu meio de convívio. Ele nos ensina que devemos nos conhecermos, e também que precisamos aprender a ouvir as pessoas. Bons conselheiros praticam a arte da escutatória, ou seja, abrem seus ouvidos para ouvir aquele que lhe procura pedindo ajuda. O livro segue alternado diversos capítulos entre os três autores, e Joel Comiskey usa de sua experiência de muitos anos trabalhando com discipulado em igrejas em células para mostrar que é importante saber essas técnicas para edificação do nosso discípulo. Algo interessante que é dito é que coaching é 90% atitude e 10% técnica, ou seja, a pessoa que é direcionada e aconselhada é quem deve tomar as atitudes necessárias para o crescimento e mudança. Todo líder Coach precisa estar sensível para a direção do Espirito Santo, para saber se comunicar e saber o momento certo de dizer as coisas. Enquanto os Coachs do mundo se baseiam na sua própria força e conhecimento, os homens de Deus são guiados pela voz do Senhor. Ser um Coach cristão é ser aquele que guarda a visão, que tem encargo pelo próximo, além de ser alguém sensível a Deus e a necessidade do discípulo. A leitura desse livro nos traz capacitação para discipular e aconselhar, nos dando ferramentas para sermos lideres melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...