quarta-feira, 19 de julho de 2023

Tim Keller, o pastor da cidade

Um dos homens mais influentes da nossa geração faleceu nesse ano, deixando um legado pastoral de ensino e intelectualidade muito forte. Keller escreveu diversos livros muito bons e é possível encontrar diversas pregações dele na internet. O americano também teve passagem pelo Brasil, sempre focando no trabalho de pastoreio da igreja. Ele nasceu em 1950 e veio a se converter ao cristianismo na universidade, através do ministério Inter Varsity, e assim acabou posteriormente se tornando um dos membros do ministério. Com o passar dos anos, Tim ficou conhecido por ter ótimos argumentos apologéticos, além de ser muito hábil como conselheiro espiritual e intelectual.


Sua vida como pastor a frente de uma igreja começou com a West Hopewell, ficando a frente do trabalho durante nove anos, além de ter a experiência de cinco anos lecionando na Westminster theological seminary. Mas foi em 1989 que a sua vida mudou, quando aceitou o convite de pastorear uma igreja na cidade de Manhattam, em Nova Iorque, sendo que anteriormente dois outros pastores haviam rejeitado o cargo. Pastorear em uma cidade tão grande e com tantos imigrantes como Nova Iorque, seria um desafio enorme para qualquer pessoa, além de ter que lidar com os perigos e agitos de uma metrópole. Muitos achavam que uma igreja não iria prosperar no local, mas Keller aceitando o desafio viu o Senhor acrescentar vidas, e assim a igreja do Redentor teve ele na liderança até o ano de 2017, se tornando uma mega igreja, alcançando milhares de pessoas a cada culto. Mas como um trabalho tão forte prosperou na cidade? Tim abriu mão do conservadorismo, decidindo alcançar os céticos. Assim, escrevia livros apologéticos, para responder as dúvidas daqueles que não acreditam em Deus. Dessa forma, as pessoas iam de achegando a comunidade.

Para termos uma ideia, a igreja Redentor começou com cinquenta pessoas, mas alcançou o número de cinco mil pessoas a cada domingo a partir de 2008. Ao ser inserido na vida da cidade, o pastor ganhou habilidades e propriedade para tocar em diversos assuntos interessantes, como a importância da igreja dentro da cidade, mostrando que o cristianismo desafia qualquer tipo de cultura dominante, em qualquer época da história. Sabemos que muitos cristãos conservadores se fecham em seus mundos, mas Keller mostrou que era possível um cristão vir a ser intelectual e manter a sua fé intacta. Não vemos impaciência dentro do trabalho de Tim, pois sua igreja cresceu de forma orgânica. Não foi de um ano para outro, mas foi um trabalho de anos em oração, jejum e investimento para que a igreja Redentor viesse a se tornar uma base forte dentro de Nova Iorque, uma cidade onde todas as formas de viver e pensar acabam se encontrando. Aprendemos bastante com o tempo onde ele esteve enfermo, pois ele compartilhava sobre seus pensamentos sobre a morte, dizendo que sua vida espiritual mudou de forma poderosa nesse tempo. O legado de Tim Keller fica através de seus livros e da igreja plantada em Nova Iorque, que segue viva e como um local onde o evangelho é pregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...