quinta-feira, 20 de julho de 2023

As viagens do Apóstolo Paulo

Algo que sempre me chamou a atenção e me encantou foram as viagens de Paulo para pregar o evangelho. Ele de fato é um exemplo de alguém que teve a sua vida revolucionada por Jesus, mudando completamente a rota da sua vida. Imagine só, um dia você esta indo para qualquer lugar, vivendo sua rotina normal, e de repente, um encontro com Deus muda a sua vida e tudo o que você acredita. A partir de então, Paulo decide viver para Cristo, tem seus olhos abertos. Cara, essa experiência deve ter sido maravilhosa. Paulo não tem dúvidas, não tem dificuldades de aceitar o novo estilo de vida. Pelo contrário, ele se entrega totalmente, ao ponto de não casar, não constituir família, e viver completamente para Deus. E aqui que vamos embarcar nas viagens missionárias de Paulo.


Após ter se retirado para estudar mais a palavra e viver anos que a Bíblia não nos conta o que ele fez, Paulo faz amizade com Barnabé, e juntos, a dupla começa a viajar pelo mundo para espalhar a palavra de Deus. Algo que me chama a atenção era que o planeta não era como nos dia de hoje. Não havia avião para chegar mais rápido, a vida sanitária não era saudável, onde as pessoas eram mais sujeitas a doenças e também aos perigos da vida, como salteadores e pessoas más. Paulo não aborda essas preocupações, não fica preso entro de casa esperando o perigo passar. Nada disso, Paulo encara o desafio de frente. Em um momento ele esta curando pessoas e levando vidas a salvação em Cristo, mas em outro ele se encontra levando pedradas, onde é dado como morto. Para alguém ser dado como morto, olha, deve ter sido muita pedrada. Talvez ao se levantar, ele estava ali com o rosto inchado, cheio de sangue e com o ânimo em baixa. Ainda assim, o apóstolo não era guiado por emoções, e seguiu em frente, partindo para a próxima cidade. A vida de Paulo foi cheia de turbulências e emoções, tanto que ele dizia saber viver em qualquer situação ou circunstância.

Outro ponto emocionante na vida do pregador, eram as viagens a bordo de navios. Não sei você, mas não sou muito fã de uma viagem de navio. E olha que falo nos dias de hoje, com toda tecnologia e segurança que temos. Agora imagine nos dias de Paulo, as navegações eram muito mais perigosas, tanto que ele nos relata que sofreu três naufrágios, onde ele também conta que passou uma noite e um dia exposto a fúria do mar. Pense bem nisso, o apóstolo no meio do mar, com ondas gigantes, encarando o frio e a violência das águas. Quando ele vai para Roma, parecendo que finalmente teria uma vida tranquila, sofreu um naufrágio que o levou para a ilha de Malta. La na ilha, um novo problema, uma cobra o pica. Sim, Paulo não vivia uma vida fácil, mas se mantinha de pé em meio as adversidades. Saindo um pouco dos problemas, vamos falar de coisas boas dentro dessas vagens. Quantas pessoas ele conheceu? Quantas conversas saudáveis, momentos de comunhão. Acredito que ele também possa ter visto lindas paisagens, de um mundo sem poluição e sem a quantidade de prédios que temos hoje. O planeta nos tempos do apóstolo era mais bonito, com uma beleza que não temos noção. Paulo parece que gostava de viajar, ele não parava. Ele uniu o gosto pela viagem com a missão pelo evangelho. Quando penso no ministério de Paulo, me inspiro com sua perseverança e paciência, e em um mundo sem internet, creio que ele também tenha vivido as boas dadivas dessa vida de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...