terça-feira, 7 de março de 2023

A Igreja na Idade Média

Após a igreja viver um tempo de perseguição por parte de Roma, com muitos cristãos sendo perseguidos e mortos em praça pública, as coisas começaram a mudar no momento da conversão do imperador Constantino, que fez com que o cristianismo passasse a ser a religião principal de Roma, unindo assim a igreja e o estado. Não podemos julgar se a conversão de Constantino foi verdadeira, mas podemos dizer que as coisas mudaram muito. Não existia mais perseguições contra o povo cristão, não era necessário se esconder para cultuar a Deus e passou a ser comum vermos os ricos se envolvendo no evangelho. Por ser algo novo e com Constantino a frente, ouve prós e contras nesse período.


O problema desse novo tempo era que Constantino não sabia de nada, e se alguém chegasse até ele dizendo que havia uma nova revelação ele acabava acreditando. Foi nessa época que surgiu o Arianismo, uma corrente de pensamento que dizia que Jesus era criado por Deus, mas não era Deus. Isso causou muita confusão na igreja, ao ponto de Constantino convocar um Concílio para que essas questões fossem resolvidas. Mas foi com o imperador Teodósio que a igreja invadiu a sociedade de forma mais profunda, pois ele decretou que a religião do império seria o cristianismo e assim todos eram obrigados a se tornarem cristãos. Veja que mudança, antes perseguidos, agora o povo era obrigado a seguir o evangelho. O problema é que havia muita religiosidade no meio de tudo isso. Foi nesse momento que surgiram os Papas, que eram considerados os representantes de Deus, com um poder de fala enorme dentro da sociedade. Mas diversos absurdos foram realizados, como por exemplo colocar um garoto de quinze anos para ser um Papa.

No tempo da Idade Média também surgiu o Islãmismo, que trazia Maomé como seu principal representante. O Islã cresceu muito na Europa e ganhou muitos adeptos, fazendo com que o cristianismo perdesse força. Acontece que houve um posicionamento por parte do império romano, onde eles queriam conquistar e ganhar espaço e assim não abriam mão dos pontos religiosos no mundo, principalmente Jerusalém. Foi assim que começaram as famosas cruzadas, as chamadas guerras santas, colocando em combate cristãos contra o povo islã. Os pobres entravam no campo de batalha, pois achavam que essa era a única forma de se sentirem como parte da igreja. Muitas guerras e muitas mortes por coisas banais e motivações incorretas aconteceram. A Idade Média foi um momento difícil na história, pois foi quando surgiu a Peste que matou muitas pessoas e a Guerra dos 100 anos. Isso teve fim apenas quando surgiu o Renascentismo, uma linha de pensamento que envolvia o humanismo e a famosa libertação da mente humana. Com isso, diversas catedrais lindas foram construídas e começaram a pedir indulgências ao povo, para que garantissem a salvação. Muitos foram enganados, achando que estavam comprando um local no Paraíso. Esse período da igreja só foi quebrado quando aconteceu a reforma protestante, que combatia esse ensino errado das indulgências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...