quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A origem do Evangelho de Marcos

Seguimos com nosso estudo das escrituras focado nos evangelhos, e o vamos falar sobre o segundo evangelho do novo testamento, o livro de Marcos, que na verdade os teólogos dizem que foi o primeiro a ser escrito, e que todos os outros evangelhos se basearam nele como fonte para descrever as versões posteriores. Assim foi com Mateus, João e Lucas. É o livro mais curto falando sobre Jesus, com apenas 16 capítulos escritos, narrando desde o nascimento de Jesus até a sua ascensão. O evangelho esta atribuído a João Marcos, companheiro de viagens de Pedro, sendo escrito em grego após a destruição do segundo templo, no ano 70 D.C, possivelmente na Síria.


O Evangelho de Marcos foi escrito através dos relatos de Pedro, que como testemunha ocular de Jesus viveu todos os momentos com o mestre. Sendo assim, João Marcos decidiu escrever esses relatos na primeira biografia de Cristo, com o cuidado de não omitir o que havia ouvido e nem falsificar o que lhe era transmitido. Esse é o motivo dos outros evangelhos tomarem Marcos como base para poder realizar as suas descrições sobre Jesus nos demais livros. Esse evangelho teve como alvo o público gentio, por isso foi escrito na língua grega. João Marcos é visto tanto como um historiador como também como um teólogo, declarando que sua narrativa é sobre o Evangelho de Jesus Cristo. Um fato interessante na vida de Cristo mostrado nesse livro é que em diversos momentos nosso mestre pede para não ser revelado a sua origem messiânica para algumas pessoas após realizar milagres, além de vermos que os discípulos só tiveram a compreensão de quem era realmente Jesus após a sua ressureição.

O autor do Evangelho também fala da morte de Jesus através de metáforas, como a do noivo que parte em Mc 2:20, do herdeiro rejeitado em Mc 12:6-8. Muitos estudiosos acreditam que Marcos estruturou o seu evangelho de forma de enfatizar a morte de Jesus, mas o principal objetivo do livro é demonstrar que Cristo é o verdadeiro filho de Deus, e o faz especialmente com a narração de diversos milagres realizados por Cristo. Em Marcos temos a resposta da pergunta "Quem é Jesus?", e assim é mostrado para todos que ouviam sobre Cristo uma biografia completa de sua vida, morte e ressureição. Vemos Cristo sendo apresentado como filho do homem, que mesmo sendo Deus, decidiu se esvaziar de si mesmo e nascer da barriga de uma virgem, se tornando homem como nós. Neste Evangelho vemos Jesus Cristo como totalmente Deus, mas também totalmente homem. Uma descrição maravilhosa sobre Jesus é quando é dito que "Porque o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos". É assim que vemos Jesus acalmando uma tempestade, anda sobre as águas e realiza diversas curas e milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...