Ler a Bíblia é algo precioso e importante na vida do cristão, onde podemos nos alimentar diariamente da palavra viva do Senhor. Como já sabemos, existem diversas versões da Bíblia ao longo dos séculos, com suas traduções e descrições especificas, trazendo uma luz e clareza em cada versão. Vamos listar algumas versões clássicas e importantes da Bíblia, que pode levar o leitor a ter uma visão ainda maior das escrituras.
1-) Bíblia King James
Uma das traduções mais clássicas e mais antiga das escrituras é a versão King James, que foi uma tradução autorizada pelo Rei James, sendo o livro mais publicado da língua inglesa até os dias de hoje. As Bíblias inglesas naquela época eram apenas em latim, mas houve um momento onde a tradução foi autorizada e assim surgiu a clássica versão King James. A sua primeira publicação foi em 1611, o que acabou gerando outras novas traduções ao longo dos anos. Essa versão da Bíblia é uma das mais famosas e vendidas em nosso tempo.
Mais um Bíblia clássica, originalmente de língua inglesa. Ela procedeu a King James em cinquenta e um anos. Sua primeira versão foi em 1560, mas foi impressa na Inglaterra apenas em 1576. Foi a primeira versão no antigo testamento traduzida diretamente do hebraico. Um dos pontos importantes dela são os seus comentários bíblicos, que ajuda aqueles que querem se aprofundar mais na palavra de Deus. O seu escrito é de caráter calvinista e puritano, além de possuir uma relação de Cristo e cada livro da Bíblia.
3-) Bíblia Cronológica
Imagine só fazer uma leitura da Bíblia com a ordem dos fatos. Sim, essa é a ideia dessa versão, onde a escritura não segue de acordo como o que estamos acostumados. Na verdade a Bíblia cronológica busca levar o leitor a entender de forma fácil a ordem dos fatos bíblicos, assim como suas promessas. Logo de cara temos gênesis se misturando com João para falar da criação do mundo. Essa é uma Bíblia obrigatória para os estudantes das escrituras e que buscam se aprofundar no ensino da palavra. Ela também é um mapa para aqueles que querem saber mais sobre os fatos históricos.
4-) Bíblia de estudo Thompson
Me lembro que quando me converti essa era uma da Bíblias que mais via nas lojas para ser comprada. O Dr. Thompson era um pastor que fazia diversas anotações de seus devocionais, sendo assim, podemos acompanhar a revelação que ele teve enquanto lemos a sua versão bíblica. Ele começou as suas anotações em 1890, mas a primeira publicação foi em 1908, com sua edição chegando ao Brasil apenas em 1976, sendo um sucesso de vendas. A Bíblia Thompson possui biografia de personagens, notas explicativas e analise dos livros com seu contexto histórico.
5-) Bíblia de estudo Arqueológica
Essa versão bíblica é um convite para se aventurar por dentro das escrituras, nos levando a uma imersão histórica das escrituras. Essa Bíblia nos mostra os lugares onde as histórias aconteceram, a cultura da época e a arqueologia daquele período. Esse tipo de versão fortalece ainda mais a nossa fé, pois além de mostrar as passagens bíblicas, nos mostra os fatos de como tudo aquilo aconteceu, e assim vemos que aqueles locais são reais, facilitando o nosso entendimento. Toda versão possui a linguagem NVI, trazendo notas de rodapé e diversos artigos com muitas informações para o leitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário