segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

A diferença entre pastor e pregador

Quando alguém se converte e passa a viver a vida no padrão do cristianismo, é comum que essa pessoas esteja pegando fogo e comece a querer saber mais sobre Deus, querer pregar para todo mundo e perceber que algo mudou em sua vida. Tudo isso é normal e é muito bom, e o desafio da vida cristã é manter a chama acesa, para que não venhamos esfriar e desviarmos dos caminhos do Senhor. Mas um cristão saudável se mantém firme e sonhando e passa então a querer saber o que Deus tem para ela e qual é o seu chamado. Sendo assim, muitos desejam ser pastores e começam a ter oportunidades para pregar e gostam disso. Mas precisamos entender que ser um pregador não é o mesmo que ser um pastor.


Ao longo da minha caminhada cristã conheci muitos bons pregadores, que conseguiam trazer ao público muita revelação da palavra de Deus, mas por outro lado eram péssimos pastores, sem paciência com as ovelhas e tratando elas de uma forma rude e com ignorância. Ou seja, existe uma grande diferença entre ser um bom pregador e um bom pastor. Para ser um pregador basta estudar a palavra e comunicar ela com muita fé, paixão e ousadia. Mesmo nervoso e ansioso com o momento, a maioria se sai muito bem e é muito usada pelo Senhor para edificar outras vidas. Você pode pregar em todo tempo, tanto no seu local de rotina como também em sua igreja caso ganhe oportunidades para isso. Mas o trabalho do pastor é diferente, já que ele é aquele que apascenta as ovelhas, cuida delas, tira a sujeira e espinhos. O trabalho do pastor envolve apenas 10% de vida no púlpito, pois grande parte do trabalho é realizado nos bastidores, com discipulados, visitas, cuidando de casais, apascentando ovelhas.

Me lembro que ao me converter a Cristo queria muito ser usado por Deus, e assim comecei a me envolver de cabeça na obra de Deus Liderei celula, fui discipulador e hoje como obreiro consigo ter uma visão ampliada sobre esse assunto. Sempre gostei de pregar e ministrar, mas vi que apesar de ser uma parte muito legal do ministério, a pregação não é tudo, e digo mais, não pode ser tudo. Do que adianta pregar bem , mas ter o coração das pessoas distante de você? Tem um ditado que diz que um rei sem povo é um rei sem reino. Se você não tem o coração das ovelhas não terá os ouvidos delas. As pessoas só darão importância para o que você fala quando elas perceberem o quanto você se preocupa com elas. É importante que você esteja no exato local onde Deus quer que você esteja. Talvez você seja um bom pregador e acha que deve ser pastor, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ser pastor é estar no meio dos irmãos, é viver em comunhão investindo tempo e vida. Deus chama a si mesmo de pastor, ele se associa aso pastores, pois é um trabalho especial. Avalie sua vida, você tem um chamado pastoral ou apenas gosta de pregar? Isso é importante para a sua caminhada cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...