sábado, 26 de abril de 2025

Reflexões sobre discipulado

Cada vez mais entendo que ninguém cresce sozinho. O próprio Deus não vive sozinho, mas em unidade com a trindade, e sendo assim, também nos ensina a vivermos uma vida de uns com os outros. Acontece que não conseguimos ter acesso a todas as pessoas como um todo, e por isso devemos buscar ter discipulado com a equipe da qual o Senhor colocou do nosso lado. Jesus pregava para a multidão, mas tinha discipulado com doze pessoas, sendo que entre elas, três eram mais próximas. Estar perto, ensinar princípios, mostrar o caminho fazem parte de algo que se chama discipulado, que deve ser feito de um cristão mais maduro, para aquele que está crescendo, tanto na fé, como nos princípios e na liderança.


Mas o que seria discipulado? O que é ter um discipulador? Quando me converti, uma das coisas que mais gostava era de vir a ser discipulado por aquele que me liderava nos meus primeiros anos de conversão. Com ele aprendi a orar, me lembro a alegria que foi quando consegui passar dos dez minutos de oração. Aprendi a ler a Bíblia, aprendi a ler livros e um desejo por marcar a minha geração surgiu enquanto eu andava com meu discipulador, que tinha esses mesmos desejos. Pois bem, resumi em alguns parágrafos o que é discipulado. Seria algo como transferir vida para a outra pessoa. Muitas vezes estava mal, mas uma conversa, um desabafo, e pronto, a inspiração voltava. Acredito que vivi de fato a palavra "Discipulado". Mas com o tempo, fui percebendo que muitas pessoas possuíam uma visão errada dessa prática cristã. Vi líderes abusando de pessoas, forçando honra, quando na verdade tinham uma carência emocional que só precisava ser suprida. Existem pessoas que usam a palavra discipulado, mas verdade vivem tirania e ditadura.

Com o tempo, surgiam discursos como "Você tem que se transferir para o outro", "Seu discípulo tem que ser igual você". Não, está errado, você não passa de você a outro, você tem que passar vida de Deus. E outra coisa, tenha dó das pessoas, não queira que um membro de sua equipe seja como você. Nossa função como discipuladores é levar pessoas a serem como Cristo. Claro que com a caminhada seja comum seu discípulo te imitar, falar como você, mas isso é por conta da convivência. Mas saiba que cada pessoa é única, e o Senhor tem um plano para cada uma delas, e a função do líder é guiar essa vida, impulsionar a pessoa para cumprir o propósito de Deus. É importante sabermos que não somos donos de ninguém, não escolhemos com quem ela vai se casar e onde vai morar. O discípulo não é guiado por opiniões, mas deve ficar atento a conselhos, e seguir a palavra de Deus. Algo importante a ser dito, é que você não é dono de quem discípula, e tão pouco deve requerer gratidão ou aplausos, muito menos presentes. Acredite, na maioria das vezes, ao discipular alguém ira perceber que fez sua obrigação dentro do trabalho para Deus. Mas existem frutos eternos com o ato de discipulado e com o tempo irá se alegrar e ver que valeu a pena, mesmo que ninguém bata nas suas costas te elogiando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avivamento Estados Unidos 1857

O mover de Deus tocou profundamente os habitantes dos Estados Unidos no ano de 1857, através de um movimento espiritual que ocorreu através ...