terça-feira, 9 de abril de 2024

João, a ilha de Patmos e o Apocalipse

Como sabemos, João foi um dos discípulos que andou diretamente com Jesus, em seu ministério que durou três anos na Terra. João se considerava sendo o mais amado dos discípulos, além de também ser o mais novo deles. João foi o ultimo dos doze a morrer, então acabou vendo seus amigos escrevendo seus evangelhos, assim como também as cartas de Paulo e a pregação do evangelho para os gentios. João acabou escrevendo o último dos evangelhos e também três cartas para as igrejas. Mas o seu livro que mais chama a atenção de todos é o de Apocalipse, quando ele relata os acontecimentos do fim dos tempos. O interessante é que seus escritos se encaixavam com outros livros já descritos, mostrando que o que ele escreveu tinha a direção do Espírito Santo.


Quando o Apocalipse foi escrito, João estava isolado na ilha de Patmos. Mas por que ele estava em isolamento? O discípulo amado era um dos pregadores apaixonados da palavra de Deus, tendo uma grande influencia em sua geração. Mas naquele tempo existia uma forte perseguição contra a igreja, com muitos cristão sendo perseguidos e mortos. Existe uma linha de pensamento que diz que João não morria d forma alguma, tendo escritos que inclusive ele foi jogado ao fogo, mas mesmo assim permaneceu vivo. Crendo que nada conseguia calar o profeta, os romanos decidiram então isolar João na ilha de Patmos, pois ali ele não poderia pregar o evangelho para ninguém. Após tantas pregações, ele foi levado para o imperador Domiciliano, que após ver João sobreviver ao caldeirão de fogo, ficou revoltado com a sobrevivência dele. A banição era uma maneira que Domiciliano viu de tentar calar o apostolo, mas na verdade, mal sabia ele o que viria pela frente.

Patmos era uma ilha localizada no mar Egeu, sendo conhecida como um lugar rochoso e estéril. Não haveria ninguém para conversar, mas João tinha nosso Pai amoroso, com quem teria os seus encontros diariamente. Talvez João tenha se sentido angustiado e sozinho, talvez tenha fica triste por isso, mas a sua fé se mantinha intacta. João teve a revelação do fim dos tempos, onde após ter essa grandiosa experiência, escreveu uma carta destinada para as sete igrejas da Ásia, que acabaram recebendo a revelação do que aconteceria no fim dos tempos. Jesus já havia falado aos discípulos sobre os tempos do fim. Daniel teve uma visão sobre os últimos dias no velho testamento. Paulo teve uma experiência de arrebatamento e de revelação, onde ele também descreve algumas coisa sosbre o fim. O livro de Apocalipse vem para selar todo o contexto a cerca dos últimos dias e retorno de Jesus. O apostolo João teve a visão de Cristo ressurreto, viu o fim dos tempos e escreveu a revelação para todos os cristãos. Conta-se a história, de que João não ficou em Patmos para sempre, pois após a morte do imperador Domiciliano, o apóstolo foi libertado da ilha pelo imperador Nerva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...