segunda-feira, 20 de março de 2023

John Wesley, o cavaleiro de Deus

John Wesley viveu na Inglaterra durante o século XVIII, quando a sociedade estava embriagada com o inicio da revolução industrial, onde tudo era negócios, produções e o capitalismo influenciava as pessoas, levando muitos a se afastarem do cristianismo. A Inglaterra vivia uma crise, cheia de mendigos, políticos corruptos e igrejas que desapareciam a cada dia. John Wesley se tornou um dos grandes nomes do cristianismo, vivendo grandes despertamentos, onde era movido pelo poder de Deus. Sendo um homem culto, não se embriagou com essas coisas, mas deixou-se ser usado por Deus, deixando o seu nome marcado na história do cristianismo.


John era o décimo quinto filho do ministro anglicano Samuel, que tinha muitas atividades que tomavam conta de sua rotina. Dessa maneira, John foi criado pela sua mãe Susana, que administrava tanto as finanças da família como também a educação de seus filhos. Ainda criança a casa dos Wesley passou por um incêndio e John foi o último a ser salvo. Susana percebeu que havia algo diferente no garoto, que Deus tinha um propósito na vida do seu filho. Sendo assim, ela o alfabetizou usando o livro de Salmos e ele com seus irmãos possuíam uma rotina de estudo e oração. Anos mais tarde, aos dezessete anos John Wesley fazia parte da Universidade de Oxford. Junto com seu irmão Charles, tinham um grupo de oração dentro da faculdade, que ficou conhecido como Clube santo. Eles também faziam missões em presídios e foi nesse momento que John passou a observar as questões sociais do seu país. Aos 32 anos se tornou missionário com o irmão, parindo para os Estados Unidos.

A missão nos EUA foi um fracasso e John ficou muito frustrado com todo o trabalho realizado. No seu retorno para a Inglaterra encontrou Moravianos no navio, e ele conta que ali se converteu verdadeiramente, vindo acreditar nas justificação de seus pecados através da fé. Em seu diário Wesley conta que em 1738 teve uma experiência onde o seu coração foi aquecido ao ler um estudo de Lutero sobre a carta de Romanos. Foi ali que ganhou confiança de que era amado e perdoado por Deus, e através dessa revelação teve o seu ministério mudado completamente. John Wesley passou então a pregar ao ar livre, cerca de três sermões por dia. Não tendo oportunidade de pregar n igreja, passou a pregar para operários e dizia que o mundo era a paróquia dele. Ele e o irmão criaram vários grupos que estudavam a Bíblia e investiam tempo de oração. Em cima de um cavalo passou a percorrer pela Inglaterra para pregar o evangelho. Calcula-se que em cinquenta anos Wesley percorreu 400 mil quilômetros e pregou 40 mil sermões, deixando um legado de 300 pastores itinerantes e mil pregadores locais. John viveu um avivamento em seus dias, sendo movido por Deus, ganhando inclusive o apelido de Cavaleiro de Deus. Foi através dele que surgiu anos mais tarde a igreja Metodista, deixando também diversos escritos, inclusive seu precisos diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...