quarta-feira, 29 de março de 2023

A história da música cristã no Brasil

O movimento da música cristã é muito comum hoje em dia, com muitas pessoas que nem mesmo frequentam a igreja conhecendo diversas canções ministradas nos cultos. Quem olha assim não sabe a grande jornada que a música gospel teve que encarar para chegar até o sucesso atual. Quando se falava em música cristã nos anos setenta ou oitenta, logo falava-se que era um estilo de canções chatas e velhas, ainda mais com as roupas usadas pelos membros das igrejas naquele período histórico, que não ajudava na imagem transmitida. Tudo começou com os hinários que eram cantados nos EUA, que começaram a ser cantados nos cultos, os famosos hinos da Assembleia de Deus.


Nos Estados Unidos não existe muito a separação entre musicas da igreja e músicas seculares, mas por outro lado essa divisão foi-se criada no Brasil, afastando diversos ouvintes, que possuíam um preconceito com cantores gospel. Os primeiros nomes a surgirem com destaque em nosso país foram homens como Adhemar de Campos e Asaph Borba, com letras profundas, mas que atingiam apenas o nicho cristão naquele momento. Outro grupo de sucesso nos anos setenta foram os Vencedores por Cristo. Foi então que no fim dos anos oitenta uma revolução aconteceu através do gênero rock, quando diversas delas se apresentavam no famoso Terça Gospel, quando surgiram diversas bandas famosas como Catedral, Oficina G3, Rebanhão e Resgate. A igreja Renascer investiu bastante na música cristã, criando inclusive um festival, o SOS da vida, onde diversos músicos se apresentavam no melhor estilo Rock in Rio, com uma ótima estrutura. Essas bandas de rock quebraram o paradigma de que não poderia existir guitarras e bateria dentro da igreja.

Nos anos noventa aconteceu algo inédito, uma cantora gospel cantando em um programa de televisão da Rede Globo. Era Aline Barros, se apresentando no programa da Xuxa, sendo um marco para a música cristã. Ela se tornava então a primeira grande voz do movimento gospel do Brasil. Enquanto isso surgia em Minas Gerais o movimento de adoração, composto por nomes como David Quinlan, Antônio Cirilo e principalmente o Diante do Trono. O grupo liderado por Ana Paula Valadão alcançou um sucesso fenomenal por todo o Brasil. Abrangendo outros gêneros musicais, foi nesse momento que também surgiu o rap gospel, com Pregador Luo, DJ Alpiste, Ao Cubo e tantos outros. A música pentecostal também tinha seu espaço, com letras que falavam sobre coisas materiais, onde Cassiane teve grande destaque. Hoje em dia a música cristã não possui mais preconceito por parte das pessoas, com diversos músicos seculares chegando a participar de gravações cristãs ou cantando músicas gospel em seus shows. O principal gênero hoje em dia é o Worship, com muitos cantores ganhando reconhecimento nacional. A música cristã no Brasil teve um longo caminho até vir a se tornar acessível, e principalmente, bem executada, com o envolvimento de ótimos músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...