Podemos aprender muitas coisas através dos valentes de Davi, aqueles homens que se juntaram quando ele ainda não era rei na caverna de Adulão. Nesse período, Davi os treinou e os formou para serem valentes, dos quais ele da a lista de seus nomes e seus principais feitos em 2 Samuel 23:8-39. Davi tinha uma equipe que estava pronta para a guerra, que não dava espaço para relaxo e cansaço, e assim ficamos inspirados com os feitos daqueles guerreiros. Davi tinha 1 milhão e 300 mil homens no seu exercito, mas entre eles Davi tinha 37 homens valentes.
Josebe-Bassebate
Esse homem foi um valente que venceu o medo, pois esse é um sentimento que pode nos travar se deixarmos. Josebe-Bassebate lutou até o final, enfrentando 800 homens, indo contra a multidão de inimigos. Isso nos mostra que não devemos ligar para a opinião contrária, vencendo os desafios que aparecem em nossa vida. Precisamos vencer o medo de liderar, avançar, tentar coisas novas. Assim como esse valente, que foi enfrentar o seu maior desafio, nós também temos que ser firme e acreditar que podemos vencer os exércitos que levantam contra nós.
Eleazar
Este era um homem que andava com Davi, nos mostrando que temos que andar do lado do nosso líder e principalmente ao lado do nosso Senhor Jesus. Eleazar lutou até o seu braço ter câimbra e sua mão grudar na lança com sangue, e ainda assim não abandonou a batalha, não deixou sua arma no chão. Isso nos fala de perseverança, de não abandonar aquilo que estamos envolvidos, ainda que bata o cansaço, problemas e decepções. Permaneça orando, se envolvendo. A espada também nos fala da palavra de Deus, de proclamar aquilo que o Senhor diz e fazer aquilo se tornar realidade. Eleazar lutou, mas foi Deus quem lhe deu a vitória, mostrando que quando existe uma disposição da nossa parte, nosso Senhor é conosco.
Sama
Este valente defendeu algo que não custava nada para os outros, mas para ele sim. Nós temos que defender aquilo que Deus nos deu. Sama estava defendendo um campo de ervilhas, que nos traz um ensino. A ervilha possui vitaminas A,B e C. A vitamina A é bom para os ossos e para a visão, ou seja, Sama estava defendendo a visão da sua equipe e da missão que estamos envolvidos. Formação de ossos nos fala sobre unidade, de uma equipe que trabalha junta, por isso, defenda a unidade da equipe. Vitamina B traz energia, nos falando sobre defender a excelência das funções da célula. A vitamina C é boa para a cicatrização, nos falando sobre tratar de assuntos que devem ser tratados, não deixando desentendimentos causarem mágoas. Por isso, defenda o ato do perdão.
Benaias
Esse homem matou dois leões e os filhos de Moabe. Esses leões nos falam sobre o pecado e a nossa carne, que precisamos vencer diariamente. O primeiro leão é vencido quando aceitamos a Cristo e o segundo vencemos quando andamos debaixo da graça de Deus, crendo que não somos escravos da lei, mas vivemos no amor de Deus. Benaias também matou um leão na neve, ou seja, venceu a frieza em sua vida. Vença a sua frieza espiritual e também dentro da sua equipe. Nós somos responsáveis pela nossa temperatura espiritual e também de nossa célula.
Urias
Esse é um valente que demonstrou lealdade ao seu líder, mesmo podendo aproveitar do descanso e desfrute que lhe foi proporcionado. Como sabemos, Davi ficou com Bate-Seba, a esposa de Urias e acabou a engravidando. Para tentar se livrar do problema mandou trazer Urias de volta para se deitar com a esposa, mas ele ficou no portão de casa, pois não aceitava ter uma noite de prazer enquanto os seus amigos lutava na guerra. Urias era apaixonado pela guerra, pela equipe e pela missão que lhe foi dada. Sendo assim, Davi o mandou para a morte, mas Urias nunca saiu de sua posição. Por isso, nunca saia da posição que Deus lhe colocou. Não abandone seu casamento, ministério e o que Deus lhe deu.
Os 3 valentes
Aqui temos um feito de verdadeiros homens de aliança. Davi havia suspirado com um desejo de tomar a água da cidade de Belém. Sendo assim, esses três valentes decidiram ir buscá-la, mesmo tendo que passar pelo exercito inimigo. Davi não teve nem coragem de beber da água quando os seus homens a trouxeram, mostrando que não devemos ser um líder abusador, que apenas quer sugar os seus liderados. Por outro lado, nos é mostrado que valentes são aqueles que fazem mais do que se espera, que andam em aliança e lealdade. Essa água também aponta para a sede de Jesus, ou seja, uma sede por almas. Por isso, temos que ultrapassar a resistência inimiga e pregar o evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário