terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Tomé e a pregação do evangelho na Índia

A Bíblia nos apresenta quatro evangelhos, onde em cada um deles temos uma visão dos passos de Jesus na Terra, dos seus milagres e ministério. É onde também vemos nosso Senhor chamando seus doze discípulos para andarem com Ele. Cada discípulo possuía uma característica e maneira de ser, além de terem coisas a serem desenvolvidas em cada um. Tomé era um dos apóstolos, que andou com Jesus bem de perto. Ainda assim após a morte e ressureição de Cristo, o discípulo Tomé não acreditou que de fato Jesus estava vivo. Mas quando ele tocou as mãos de Cristo não teve mais dúvidas, viu que o mestre estava vivo. A partir de então Tomé se entregou a obra do Senhor por completo.


Quando Jesus deu uma missão aos discípulos de pregarem o evangelho, Tomé também foi incumbido dessa missão, e assim também se uniu aos amigos na pregação da palavra, assim como também viveu a perseguição que a igreja sofreu em seus primeiros dias. Nos escritos de Eusébio de Cesareia é narrado que Tomé recebeu a missão de ir pregar o evangelho no Irã, mas em uma visão, o apostolo foi direcionado a partir em direção a índia. Um mercador foi até Jerusalém a pedido de um rei indiano, que queria que um palácio fosse construindo. Sendo assim, Tomé aproveitou essa viagem e seguiu com o homem chamado Habban para as terras indianas dar seguimento em seu ministério. Ao chegar diante do rei Gondofares, o discípulo lhe prometeu a construção do palácio em seis meses. Acontece que Tomé saiu para pregar o evangelho para os indianos, e em seu retorno diante do rei lhe disse que construiu um palácio no reino dos céus. Furioso, Gondofares lançou Tomé para a morte, mas o discípulo permaneceu vivo, e no fim o próprio rei acabou se convertendo ao evangelho.

Após Tomé ser liberto e batizar o rei, ele é liberado e assim parte para pregar o evangelho pela Índia, mais precisamente na cidade de Kerala. Existe registros que dizem que ele ficou até o ano 69 na região, onde ele fundou sete igrejas e converteu mais de 18 mil pessoas. Incrível pensar que um país cheio de tanta religiosidade nos dias de hoje teve um mover de Deus poderoso nos dias em que Tomé vivia naquele local. A cidade de Mylapore também foi um lugar onde Tomé pregou e realizou maravilhas no nome do Senhor Jesus, o que trouxe uma perseguição contra ele, pelos integrantes de diversas seitas locais. Conta-se que ele chegou até mesmo a escapar de uma perseguição cavando um buraco no chão. Sobre a sua morte, dizem que ele foi morto a flechadas por hindus enquanto orava. Um outro registro diz que ele foi morto com uma lança perfurando o seu corpo por várias vezes a mando de um rei indiano. Apesar de não termos tantas informações sobre o ministério de Tomé, sabemos que desde o momento que creu que Cristo estava vivo, viveu o evangelho de forma completa, e foi o pioneiro da pregação da Palavra de Deus na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...