quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

O avivamento Morávio

Existe uma frase bem comum no meio dos pesquisadores de avivamento, dizendo que todo mover acontece dentro de um coração, e essa paixão se espalha para outras vidas e assim um avivamento acontece. A história dos moravianos é muito o reflexo desse pensamento, já que a atitude desses jovens fez com que outros corações fossem incendiados, fazendo com que aquele coração em chamas que possuíam fosse espalhado para outras vidas, nos inspirando inclusive nos dias atuais. O avivamento dos moravianos é algo que marcou a história do cristianismo, devido a entrega e encargo daqueles jovens.


Tudo começa bem antes daqueles jovens pegarem um navio para um caminho sem volta para evangelizar um ilha de pessoas que não conheciam a Cristo. Precisamos voltar um pouco mais no tempo, mais precisamente para 1600, quando a Boêmia e a Morávia foram atacadas por um rei católico romano, que desencadeou uma perseguição contra os moravianos, levando muitos a serem decapitados e tantos outros acabaram se tornando escravos. Ainda assim muitos deles não pararam de pregar e ensinar o evangelho, desenvolvendo diversas redes de pregação escondidas da pressão romana. Anos mais tarde, em 1722 um pequeno grupo de refugiados encontrou na Alemanha um local de abrigo. Em 1727 os moravianos começaram uma vigília de oração, que durava sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia. Esse projeto durou por cem anos, com aquele grupo de pessoas buscando a presença de Deus e se colocavam a disposição de serem usados por Deus.

Em certo momento dessa história, dois jovens se encheram de encargo por uma ilha ao leste da índia, onde existia mais de três mil africanos mantidos como escravos. Os dois jovens movidos por um coração em chamas pelos perdidos queriam ir para aquela ilha pregar a palavra de Deus, mas não era possível. Então os dois se ofereceram como escravos para poderem ter a chance de chegar na ilha. Sendo assim, eles se entregaram para serem escravos, sem nunca mais poder retornar para casa. Muitas pessoas não entendiam aquilo e ficaram em crise. Enquanto o navio partia os dois jovens gritaram a seguinte frase: " Estamos fazendo isso para que o cordeiro que foi imolado receba a recompensa por seu sacrifício através de nossas vidas". Essa paixão e essa entrega de fato nos inspiram, e não nos deixa dar desculpas por nossa falta de encargo e amor por almas. Por fim, um relato interessante, o de quando John Wesley encontrou um grupo de moravianos em um navio com destino a Geórgia. Wesley relata que a sua vida foi transformada pela paixão daqueles homens por Cristo, e ele diz que ali realmente se converteu e foi levado a um novo nível de encargo, paixão e entrega para o senhor Jesus. Creio que todo esse mover aconteceu, devido a oração daquele povo todos os dias pela presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...