terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Jonathan Edwards e o grande despertamento

Um dos nomes mais importantes da história do cristianismo se chama Jonathan Edwards, muito conhecido por ser o responsável pelo sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", além de principal nome do grande despertamento nos EUA. Se engana quem pensa que ele era conhecido por conta somente de sua crença e pregações, mas Jonathan foi uma pessoas muito respeitada em seus dias. Edwards era muito conceituado, tendo diversos de seus pensamentos publicados naquela época, sendo um intelectual cristão, falando sobre valores, liberdade, providência divina, pecado e tantos outros temas relevantes.


Jonathan Edwards sem dúvida era um homem a frente de seu tempo, onde lidava tanto com o puritanismo do passado, ao vir de uma família muito conceituada, como também com a modernidade que existia em 1716. Em 1721 ele se converteu tendo uma experiência muito forte com a presença de Deus, e a sua vida nunca mais foi a mesma. Em 1729 ele assumiu o lugar do avô na igreja de Massachusetts, sendo o líder mais influente da igreja na cidade. Foi em 1738 que Jonathan viu o seu nome crescer, quando publicou seus sermões sobre justificação, que acabou promovendo um reavivamento com diversas conversões na cidade de Northampton. Uma de suas célebres frases é "tudo o que dizemos será inútil, se não for confirmado pelo que fazemos". Jonathan era contemporâneo do avivalista George Whitefield, com quem passou por diversas cidades espalhando o fogo do espirito nos dias do grande despertamento que tocava corações e convertia multidões para Cristo.

A sua pregação ardente era muito conhecida, mas também alvo de criticas, tanto que acabou sendo demitido da sua igreja em 1750. Nos dias do grande despertar era comum pessoas chorarem pelo estado de suas almas, buscando assim a salvação de Deus. Edwards aproveitou para pregar fora de sua igreja ao ar livre, com pregações mais dramáticas, onde surge um dos momentos mais conhecidos do meio cristão, o dia em que ele pregou "Pecadores nas mãos de um Deus irado" na cidade de Connecticut. A ministração aconteceu em 1741 e dizem que enquanto Jonathan Edwards pregava era possível ouvir pessoas berrando em arrependimento buscando salvação. O tema da mensagem tinha o teor de pessoas indo para o inferno sem Jesus, e assim os ouvintes em berros e tumultos clamavam por serem salvos. A pregação não foi concluída, já que o clamor do povo levou Edwards a orar pelo povo. Uma das coisas que mais me marcaram na vida dele foi as suas resoluções de vida que busco viver. Temos como exemplo temas como viver para Deus, nunca negar nada que seja difícil, não desperdiçar tempo e viver como se tivesse um ultimo suspiro. Jonathan é um dos heróis da fé que mais me inspira, por seu estilo de vida, entrega para Deus e a busca por crescer intelectualmente todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...