terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O Concilio de Constantinopla

No ano de 381 tivemos o segundo concilio para falar sobre questões e doutrinas da igreja, já que alguns assuntos acabaram ficando sem uma solução em Niceia. Os principais temas debatidos nesta reunião foi sobre a natureza de Cristo e sobre o arianismo, além de também tratar de outros assuntos teológicos. Muitos teólogos daquela época discutiam muito sobre a divindade de Cristo, e mesmo após os debates em Niceia esse tema seguiu sem uma conclusão. O concilio de Constantinopla não tinha a intenção de ser ecumênico, mas apenas regional, ficando de fora o Papa Dâmaso 1. Apenas no ano de 451 esse concilio foi considerado ecumênico. 


Durante o concilio sete cânones foram registrados, sendo quatro de caráter doutrinário e três disciplinares. Logo de cara o arianismo, ou seja, Cristo sendo a essência intermediaria entre a divindade e a humanidade, sendo condenado. O cânone mais polêmico foi o terceiro, pois ele decretava honra para Constantinopla, querendo dizer que a cidade era a nova Roma, e isso por muito tempo foi discutido e rejeitado por muita gente. Também houve um cânone a respeito de irregularidades de alguns bispos, trazendo a disciplina para a congregação, buscando trazer ordem para a igreja. Para quem não sabe, Constantinopla era um centro politico e eclesiástico de grande importância daquela época. Outra questão do concilio foi fazer com que fosse invalidado a consagração de Maximo 1, que era filosofo e rival de Gregorio de Nazianzo, como bispo de Constantinopla.

Existia uma grande disputa de autoridade maior, entre Roma e Constantinopla, e Roma foi contra o fato de Constantinopla ser alçada para uma posição tão alta dentro do governo da igreja. O Papa Leão, o grande disse que este cânone nunca havia sido submetido para a liderança de Roma. Falando a respeito do arianismo, esse pensamento condenado começou a morrer, e continuou ganhando pessoas contra no concilio de Aquileia anos mais tarde. Constantinopla era uma liderança importante do oriente, causando diversos conflitos de pensamentos com a igreja do ocidente, com sua base sendo em Roma. O concilio de Constantinopla foi convocado por Teodósio, e o principal motivo dele era sim combater a heresia ariana, além de debater a importância da cidade e da religião no mundo, pois eles sentiam que eram grandes e mereciam um espaço maior na religião mundial. Estiveram presente 150 pessoas, que possuem datas comemorativas até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...