segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Superando os conflitos no casamento

A vida a dois não é um conto de fadas, mas também não é um lugar ruim, longe disso. Mas a verdade precisa ser dita, existem conflitos dentro do relacionamento. Imagine só, você esta se casando com uma pessoa totalmente diferente de você, com outra cultura, comportamento e opiniões. Quando duas pessoas se juntam, é obvio que haverá conflitos, e fique em paz, isso é normal. Duvide sempre de alguém que fala que nunca brigou no casamento. Ou ela esta mentindo, ou é controladora e abusiva, ou não esta casada. Vamos falar nesse texto sobre algumas questões envolvendo conflitos dentro do casamento.


Você não vai mudar o seu cônjuge

Muitas pessoas possuem a ilusão de que vão mudar o outro após se casarem, mas isso é impossível. Ninguém muda ninguém, a mudança verdadeira é obra do Espirito Santo. Mudanças positivas são sempre bem vindas, como por exemplo as mulheres que ajudam o homem a se vestirem melhor. Mas a mudança de comportamento acontece quando você ora pelo seu cônjuge. Uma outra forma da sua companheira mudar é cedendo. Quando você prefere ser feliz do que brigar a pessoa acaba sendo constrangida e acaba sendo mudada. Não acuse, não condene, mas ore e ceda, porque você não vai mudar o outro.

Não ataque a identidade, mas fale sobre o comportamento

Como cristãos, possuímos uma identidade. Somos filhos, e filhos amados. O problema é que em muitas brigas de casais um acaba atacando a identidade do outro. Não chame seu cônjuge de burro, sujo, covarde, fraco, pois ele não é isso. Quando se ataca a identidade de alguém, a briga fica feia. Fale sobre comportamento, mostre com paciência onde você se sentiu mal, daquilo que não gostou. Uma comunicação saudável traz paz para a vida do casal.

Aprenda a perdoar e a pedir perdão

Casamento é amar e perdoar, todo dia. A Bíblia não diz que é proibido ficar nervoso, mas nos ensina a não transformar essa ira em pecado. Quantos casais se ferem por palavras mal colocadas, por guardar mágoa. Nunca fique sem dar boa noite ao seu cônjuge. Não queira dormir no sofá ou na casa da mãe. Nunca saia da sua posição, de marido e esposa. Antes de dormir, acerte tudo que ficou mal entendido. A Bíblia nos direciona a antes do por do sol resolver nossas pendencias emocionais, conforme descrito em Efesios 4:26.

Trate sua esposa como uma flor

Meus amigos, esse é um segredo que vale a pena falar. Muitos homens tratam suas esposas muito mal, e elas acabam sendo espinhentas, e você sabe, acabam não cedendo e as coisas ficam ruins no relacionamento. Se você trata-la como uma flor, os espinhos vão sumir e ela vai se abrir ao fim do dia. Não deixe de cuidar dessa flor que o Senhor colocou ao seu lado. Por outro lado mulheres, não use de brigas e problemas para fazer graves ou chantagens. A vida a dois é maravilhosa e ela merece ser vivida ao máximo.

A comunicação é a base para todas as outras coisas

No mundo as pessoas tratam o sexo como o principal fator de um casamento. Muitos brigam por falta de relação sexual, outros traem, outros comparam e no fim não percebem que essa não é a base do casamento. A comunicação na verdade é a antena para que tudo dentro do casamento funcione. Não esconda nada do seu cônjuge, abra o jogo, converse, seja parceiro. Se existe uma boa comunicação, todas as outras áreas dentro do relacionamento vão funcionar, não tenha dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...