terça-feira, 13 de maio de 2025

A história da Bíblia no Brasil

O maior livro de todos os tempos, o livro que nos traz vida e tantos ensinamentos, teve uma chegada em nosso país com bastante desafios. Hoje em dia ler uma Bíblia é algo fácil, já que o Brasil não possui uma perseguição religiosa, além dos preços serem acessíveis. Além disso, existem vários Bíblias sendo distribuídas de forma gratuita no Brasil. Nesse texto nós iremos conhecer como com a chegada do livro sagrado em nossa nação. Lembre-se que enquanto o Brasil era descoberto em 1500, a Europa vivia no mesmo ano a reforma protestante através de Lutero.


A Europa vivia uma grande turbulência por conta da Reforma, em uma briga envolvendo católicos e protestantes. Na França, muitos protestantes acabaram sofrendo perseguição e acabaram fugindo para o novo mundo, o Brasil, chegando por aqui no Estado da Bahia, no ano de 1557, formando assim a França Antártica. Muitos outros franceses começaram a desembarcar em nossa nação e temos o registro do primeiro culto protestante realizado no Brasil. A chegada francesa não agradou os portugueses, que os expulsaram em 1567. Enquanto isso, o português João Ferreira de Almeida estava viajando pelo mundo, se converteu ao protestantismo, se tornando inclusive um pregador da palavra. Tendo apenas dezesseis anos começou a fazer a tradução da Bíblia do grego e aramaico para o português, mesmo com poucos recursos. A tradução do novo testamento terminou em 1681, e a Bíblia completa apenas anos depois de sua morte, com a ajuda dos seus colaboradores.

A Bíblia Almeida começava a circular pela Ásia e Europa, mas o Brasil impedia sua chegada por conta da politica nacional. Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil no século 19, ocorreu a abertura dos portos. Missionários começaram assim a desembarcar em nossa nação e a proibição das gráficas terminou, com elas já podendo fazer as impressões bíblicas, tendo o inicio da liberdade religiosa. Os missionários ingleses começaram o trabalho de distribuição da Bíblia de forma barata e gratuita. Robert Kalley ajudou muito com isso, ao distribuir Bíblias nas praças e ensinando a palavra. Ashbel Green, fundador da igreja presbiteriana usava a Bíblia para pregar a palavra em português. Missionários vindo da Suíça e da Alemanha vieram ao Brasil para andar pelo país para fazer a distribuição da palavra de Deus, mesmo enfrentando os perigos da época. Eles alcançavam regiões em que o clero religioso da época não alcançava. Muitos brasileiros não sabiam ler e escrever, e tiveram na palavra de Deus o acesso ao conhecimento divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Richard Sibbes, o escritor puritano

Um dos grandes nomes do meio da teologia, com diversos escritos que abençoaram muitas pessoas se chama Richard Sibbes, que é citado por outr...