sábado, 8 de fevereiro de 2025

Provérbio X- Eu não perdi a minha fé

Direto do Estado de Brasília, surgia um dos grupos de rap mais importantes do cenário cristão, vindo diretamente da periferia de Ceilândia, sendo liderado pelo rapper Isaias Junior, que viria anos depois a se tornar pastor. Para fazer o som com ele estava o DJ Régis. Como de costume, o rap dos anos noventa era bem diferente do que estamos ouvindo hoje. As canções eram mais cruas, o som era mais seco e toda a ambientalização era diferente, em uma época em que se ouvir rap poderia vir a ser associado a música de bandido. Diferente do que era dito, o Provérbio X usava suas letras para evangelizar pessoas e proclamar a fé em Cristo Jesus.


A música mais conhecida do Provérbio X foi apresentada nesse álbum, chamada "Não perdi a minha fé". Com um tom ao melhor estilo rap noventa, vemos Isaias cantar seus versos falando que as pessoas podem falar o que quiserem dele, mas ele não perdeu a sua fé. É uma canção que busca fortalecer os irmãos, dizendo que eles precisam perseverar na sua jornada cristã. Em seguida temos "Dia e noite", que busca falar sobre a proteção do Senhor em nossa vida, que ela acontece em todo o tempo em nossa vida. O beat de som é bastante clássico, e não tem como falar que não houve inspiração em tantos outros grupos de rap do meio secular. A diferença é a mensagem passada por Isaias e Régis na composição. "Mané voador" também essa linha narrativa e tom musical, com Isaias tendo uma ótima interpretação enquanto traz os versos.

O Provérbio X aproveitava também as suas músicas para usá-las para poder evangelizar pessoas. É o caso de "Teu futuro", que busca mostrar as consequências negativas de uma pessoa que não segue os ensinamentos de Jesus. Por virem da periferias, os integrantes sabiam da importância de pregar a palavra para  buscar arrancar as pessoas daquela vida de crime. "Soldado de elite 2" é uma letra que fala a respeito de sermos soldados de Cristo, de termos a palavra de Deus como nossa arma. Temos também uma mensagem de unidade em "Paz do Senhor", com Isaias cantando que devemos ser unidos e não separados por conta de placas de igreja. Em "Único" temos novamente uma canção evangelística. O disco se encerra com "Carapuça", em que Isaias canta sobre como chegaram nesse momento da carreira com o Provérbio X, sendo uma canção mais biografica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Provérbio X- Eu não perdi a minha fé

Direto do Estado de Brasília, surgia um dos grupos de rap mais importantes do cenário cristão, vindo diretamente da periferia de Ceilândia, ...