quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Por uma vida com propósito

Estive penando a respeito da nossa vida e comecei a perceber quando é que nos sentimos cansados. Isso acontece quando nossa vida não tem sentido e tão pouco um propósito. Percebo que é possível um ser humano viver mais de oitenta anos, mas nunca ter vivido realmente uma vida de verdade. Muito se fala da gaiola dos ratos, que é quando vemos um rato que roda, roda, roda e não sai do lugar. Ou então uma pessoa que simplesmente acorda, trabalha, dorme e no dia seguinte começa tudo de novo. Qual o sentido disso? Em algum momento vamos nos cansar. Uma vida sem propósito é o motivo dos maiores casos de depressão e de ansiedade em nossos dias. Os nossos dias só ganham gosto quando temos um motivo pelo qual viver.


Gosto de uma frase de Martin Luther King Jr, que diz que "Se não temos um motivo pelo qual viver, então não temos um motivo pelo qual viver". E é aqui que encontramos o grande X da questão, pois precisamos ter uma vida de entrega a algo que seja maior que nós. Se só vivermos por trabalhar, terminaremos velhos com um dinheiro que provavelmente não seremos nós que o desfrutaremos. A maioria das preocupações e brigas perdem o sentido quando percebemos que não cooperam com o nosso propósito. Deveríamos sermos sábios o suficiente para viver uma vida correta, gastando energia no que realmente vale a pena. Certa vez vi uma palestra onde o palestrante dizia que a cada dia ele fazia algo que e ia em direção ao seu propósito. E assim, como uma formiguinha, de passo em passo, ele chegaria lá. Eis o grande problema dos nossos dias, a pressa. Estamos sempre correndo, sempre querendo algo novo e quando percebemos, do dia passou. Mas como já dizia Salomão, viver assim é correr atrás do vento.

Mas como saber qual o meu propósito de vida? Essa é a pergunta que a maioria das pessoas fazem, e muitas delas passa a vida andando em círculos. Aquilo que faz o seu coração queimar é o que mexe com você, é o que tira você de cama para viver mais um dia. O nome disso é propósito. Ainda que essa sensação e sentimento esfrie, o senso de propósito será como uma bússola, sempre colocando você na rota correta. Uma outra forma de identificar seu propósito é olhar para aquilo que lhe causa indignação, que gera em você um desejo de querer mudar aquilo. Você não nasceu apenas para ser um bom marido, um bom pai ou um bom cidadão, porque isso é a obrigação de todo ser humano. O mínimo que se espera de alguém é que ele tenha boas características. Você precisa querer mais, almejar coisas maiores. Desde minha conversão eu sempre orava que queria fazer a diferença, marcar a minha geração. Com o tempo, talvez a intensidade altere, pois é quando jovens que queremos mudar o mundo, só que é como um adulto que temos as ferramentas para fazer isso acontecer. Se queremos uma vida de verdade, aquela que nos da a sensação de que estamos vivendo, é preciso encontrar e saber qual é o seu propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por uma vida com propósito

Estive penando a respeito da nossa vida e comecei a perceber quando é que nos sentimos cansados. Isso acontece quando nossa vida não tem sen...