terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

John Wesley e o clube santo

Já sabemos que John Wesley é um dos grandes avivalistas da história da igreja, sendo um daqueles que viveram intensamente a obra de Deus, com um coração apaixonado pela presença e pela palavra de Deus. Sendo um dos heróis da fé da sua geração, Wesley foi conhecido por ser aquele que ministrava nas ruas, ganhando diversas pessoas, começando assim o metodismo, uma das maiores denominações cristãs. Tudo isso aconteceu na Inglaterra, em uma época difícil, em que até mesmo crianças trabalhavam, enquanto os nobres se aproveitavam dos trabalhadores. Em meio a esse contexto, antes de Wesley ser conhecido, iniciou em sua faculdade um clube de oração que marcou a história.


Pulemos para o ano de 1724, quando os irmãos John e Charles Wesley eram estudantes na faculdade de Oxford, uma renomada universidade inglesa. Enquanto investiam um grande tempo estudante, eles também tinham tempo para fazer da rotina deles um espaço para a presença de Deus. John se formou em bacharelado no ano de 1724, vindo a concluir o doutorado em 1727. Enquanto se aplicava no ministério, acabou sendo ordenado a ministro da igreja Anglicana, mas seguia sendo um professor em Oxford, lecionando grego aos jovens alunos. Charles também era professor em Oxford, então os dois começaram a se reunir na própria faculdade, junto com mais outros dois estudantes, para estudarem a palavra de Deus e terem um tempo de oração e louvor ao Senhor. Podemos dizer que essa reunião que ambos participavam era na verdade uma célula como nos dias de hoje, pois havia discipulado, compartilhar da palavra e tempo na presença do Senhor.

Todo crescimento não é feito sozinho e a melhor maneira de se avançar é fazendo parte de uma equipe, em que uns oram e falam na vida dos outros. Esse grupo que se reunia em Oxford ganhou o nome de clube santo. Não por serem pessoas que não pecavam, mas desejarem a santa presença de Deus em suas vidas, buscando ser edificado na palavra. Esse grupo ganhou também o nome de metodistas, porque usavam do auto exame e de autodisciplina. Algum tempo depois, mais um nome famoso da história cristã se uniu ao clube santo, o avivalista chamado George Whitefield. O clube santo praticava dias fixos de jejum, um horário certo para oração e leitura da palavra, um dia para visitar os presos. Sendo bastantes organizados, ganhavam mais um motivo para serem chamados por aqueles que possuíam o método. Um momento muito conhecido aconteceu em 1739, com os membros do clube santo vindo a participarem juntos da santa ceia. Os frutos da reunião desses homens foram vistos ao longo dos anos, pois Whitefield veio a se tornar um dos maiores pregadore da Inglaterra, sendo um dos personagens do avivamento inglês. John Wesley também acabou sendo muito usado por Deus e cada um deles seguiu por um lado teológico. Ainda assim, o respeito, amizade e tesouros espirituais que construíram junto ficou marcado nos anos em que participaram do clube da santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

John Wesley e o clube santo

Já sabemos que John Wesley é um dos grandes avivalistas da história da igreja, sendo um daqueles que viveram intensamente a obra de Deus, co...