quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Quem foram os Quakers?

Ao longo dos séculos, existiram diversos movimentos cristãos, sendo que muitos deles impactaram a sociedade na época. Um desses movimentos se chama Quaker, que teve a sua influência na história da igreja. Mas precisamos entender como surgiu esse movimento o quanto que eles influenciaram a sua geração. O grupo era conhecido como a sociedade religiosa dos amigos. O lema deles era que os membros do movimento eram unidos pela crença e capacidade de cada ser humano de responder a presença de Deus. Eles também professavam o sacerdócio de todos os santos, que ensina que todo cristão é um ministro, podendo orar a Deus e ser usado para abençoar pessoas.


Tudo começou na Inglaterra, através de um jovem chamado George Fox, que estava insatisfeito com os ensinamentos da igreja da Inglaterra e dos não conformistas. Fox era contra o clericalismo e acreditava que poderia ter uma experiência pessoa com Cristo, sem que ninguém do clero tivesse que fazer uma ponte para que isso ocorresse. Em 1650 George foi levado aos magistrados religiosos, onde era acusado de pregar blasfêmias. Foi ali que pela primeira vez foi usado o nome Quaker, do qual Fox foi acusado de ser um, após ordenar que aquelas pessoas viessem a tremer diante da palavra do Senhor. Sendo assim o quakerismo foi se espalhando e ganhando adeptos, inclusive no País de Gales. Com o crescimento do movimento tanto na Inglaterra como também em Gales, eles foram perseguidos por muitas pessoas do protestantismo. Mesmo com as pressões, os Quakers seguiam ensinando que qualquer pessoa poderia ter acesso total e aberto com Deus. Era uma luta contra o clericalismo.

O movimento investia em comunhão e no relacionamento entre os irmãos, se afastando da frieza do clericalismo, buscando viver uma verdade bíblica, a igreja do livro de Atos. Os Quakers chegaram nos Estados Unidos em 1656, quando as missionárias inglesas Mary Fisher e Ann Austin começaram a pregar em Boston, sendo consideradas hereges por isso, chegando a serem presas e terem seus livros queimados. Após serem deportadas, a mensagem acabou ficando nos EUA, tanto que anos depois ocorreu a execução de quatro mulheres Quakers, que ficaram conhecidas como as mártires de Boston. Alguns membros do grupo acabaram se mudando para a região nordeste da América e as leis começaram a impedir que os Quakers fossem perseguidos, os liberando para professarem a sua fé. Sedo assim, os Quakers construíram comunidades prósperas no Vale do Delaware. George Fox chegou a ir para os Estados Unidos em 1672. O avanço também ocorreu no setor politico, já que vários membros tiveram êxito politico. Para termos uma ideia, em Rhode Island, 36 governadores nos primeiros 100 anos foram Quakers. Com o passar dos anos foi possível vermos a influencia do Quakerismo nos EUA em vários momentos da história, além de também investirem em missões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro com Deus 2023- Full House

Tive a oportunidade de assumir uma rede de adultos em 2022, mas o desafio de realizar um Encontro sozinho veio apenas no ano seguinte, no pr...