sexta-feira, 28 de junho de 2024

Jovem deve ir a faculdade? As polêmicas através da pregação

Vivemos em dias complicados, onde tudo hoje em dia é gravado e pode ser usado contra você. Uma fala fora de contexto, um corte para passar uma mensagem diferente do que se propôs a falar, tudo pode vir a virar uma polemica e virar motivo de problemas para o pregador. Nas ultimas semanas o mundo cristão viu dois pastores a falarem falas que causaram muito barulho, infelizmente, de maneira negativa. Não quero com esse texto me colocar como juiz de meus irmãos, nem tão pouco polemizar. A ideia é refletir sobre assuntos que podem trazer conflitos e problemas, manchando até mesmo ministérios de muitos anos. Precisamos ter sabedoria, tanto em relação ao que falamos, como também para quem nos comunicamos.


Dois pastores que acabaram se envolvendo em falas polemicas fazem parte da igreja Lagoinha, sendo o pastor de jovens e adolescentes Lucinho e o pastor local da igreja de Orlando, André Valadão. Ambos já vem colecionando críticas por conta do apoio total ao governo Bolsonaro, não negando falas que acabaram incomodando muitas pessoas. Lucinho a muito anos atrás foi muito criticado por cheirar a Bíblia, dizendo que é viciado na leitura da palavra. A ideia era que ao invés de ter um vicio em drogas, ele tinha como principal vicio a palavra de Deus. O problema é que se comunicar dessa forma não foi o melhor modo, incomodando tanto cristãos como o público em geral. A palavra de Deus nos ensina que em tudo o que formos fazer, é necessário perceber o tempo e o modo. Infelizmente usar a Bíblia para cheirar não foi a melhor maneira. Pois bem, dessa vez, Lucinho se comunicou em uma reunião de homens falando sore seu relacionamento com a filha. Novamente, a comunicação foi falha. Em tempos como o nosso, não da para sair falando qualquer coisa de qualquer maneira, a sabedoria de Cristo precisa estar presente em nossa vida.

O pastor André Valadão também acabou cometendo equívocos ao falar a respeito de jovens cristãos entrarem na faculdade. Em sua ministração, disse que não aconselha jovens a ingressarem na universidade, pois é melhor que o filho venda picolé na praia do que se torne um doutor sem Cristo. Entendi o que ele quis dizer e a sua preocupação a respeito de jovens se perderem ao entrarem na faculdade. Mas novamente, isso deveria ter sido feito na sua igreja local, sem gravação e falando diretamente para aqueles que ele apascenta, Quando isso se torna público, abre espaço para críticas. Também acho que muitos se perdem ao entrar na universidade, mas isso não nos da o direito de proibir os jovens de estudar. Sem estudo a regra é clara, oportunidades não se abrem. Mas ele se perder? Bem, talvez o motivo é porque nunca foi de fato um cristão. Fiz quatro anos de faculdade e não me desviei da presença de Deus, pelo contrário, foram os meus anos mais intensos na obra de Deus. Se um jovem pode dirigir e votar, ele também é responsável pelos seus atos. Não é culpa dos pais, não é culpa da faculdade a saída de um jovem da igreja. Ele escolheu e ponto. O jovem precisa aprender a lidar com o mundo, pois Jesus mesmo orou pedindo para que não nos tirasse do mundo, mas que nos livrasse do mal. Que possamos ter sabedoria em nossas pregações, pois muitos podem são influenciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem foram os Quakers?

Ao longo dos séculos, existiram diversos movimentos cristãos, sendo que muitos deles impactaram a sociedade na época. Um desses movimentos s...