segunda-feira, 13 de maio de 2024

Sobre confiar em Deus

Quando estamos em meio a uma tempestade ou crise, é comum ouvirmos nossos irmãos da igreja nos dizerem "Confia em Deus", "Descansa", "Deus vai fazer". As pessoas que dizem isso estão completamente certas, mas por outro lado, é difícil a pessoa que esta passando pela tempestade conseguir se manter firme em meio a um grande problema. Confio em Deus, sei que Ele tem o controle de todas as coisas. Mas confesso que já passei vergonha em meio a situações de grande tempestade, que gostaria de ter tido uma postura melhor. Ainda assim, não me condeno, pois isso mostra que sou um ser humano com emoções que precisa totalmente do Senhor. Uma das direções de Deis é para não ficarmos ansiosos e confiarmos Nele, e por isso, trataremos desse assunto nesse texto.


Durante toda a Bíblia uma das frases que mais encontraremos é a palavra "Não temas". Isso me faz pensar que nosso Pai sabia exatamente como os humanos funcionam, e sendo nosso criador, sabia que precisaríamos de uma palavra de confiança. Por isso, temos tantas palavras de sustento e de olharmos para o Senhor. Jesus também citou várias vezes esse tema, ao dizer que não deveríamos ficar ansiosos por coisa alguma, pois se Deus alimenta os pássaros, também cuidara de nós que somos filhos. Apesar disso, Jesus também não escondeu que no mundo teríamos aflições. Porém, Ele deixou claro que deveríamos ter bom ânimo, pois Jesus já venceu por nós. Mesmo em meio a situações difíceis, precisamos ter a revelação de que Deus tem o controle de todas as coisas. Ainda assim é comum termos medo, mas não podemos ser guiados por esse sentimento. Os discípulos tiveram medo da tempestade, mas Jesus mostrou que tinha o controle sobre os maus tempos, acalmando o mar. Em meio a uma crise, nosso primeiro sentimento geralmente é o medo e a ansiedade, nos mostrando que precisamos de Deus. É então que nos levantamos e declaramos uma palavra de fé.

Já passei por muitas situações de aflições, e posso garantir que em todas elas o Senhor estava comigo. Em muitas, me preocupei a toa, chorei sem necessidade e hoje considero que poderia ter tido uma atitude melhor. Mas novamente, isso mostra que sou humano dependente de Deus, e que estou em processo de ter maturidade. Para quem esta de fora da tempestade, existe uma fé maior do que para quem esta no olho do furacão. Isso acontece porque quem esta de fora consegue exercer a fé mais facilmente, e assim acaba sendo uma ferramenta de Deus para nos ajudar. Quem esta na crise, muitas vezes esta sendo afligido na mente com maus pensamentos e na alma com sentimentos de medo. Hoje em dia o meu grande desafio é o de descansar em Deus. Gosto de controle e que tudo esteja funcionando corretamente. Quando algo sai do normal, preciso como diz a Bíblia, me esforçar para descansar. Quando entendemos que não temos controle, passamos a entregar para aquele que realmente tem. Confiar e descansar é um desafio diário, mas é um caminho para termos paz. Em meio aos preocupações, Jesus nos ensina a contar tudo para Ele. Preocupação traz ansiedade, altera a percepção da realidade e não resolve nada. Devemos fazer como diz o salmista, "Entrega o seu caminho ao Senhor, confie Nele e tudo Ele fara". Acredite que você é amado e que Deus tem bons pensamentos para você todos os dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem foram os Quakers?

Ao longo dos séculos, existiram diversos movimentos cristãos, sendo que muitos deles impactaram a sociedade na época. Um desses movimentos s...