quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Ponha ordem no seu mundo interior

Quando me converti, fiz a leitura dessa obra nos meus primeiros meses de conversão, e foi um dos livros mais marcantes da minha vida, em um momento em que eu estava vivendo uma transformação de mente, e com tantas emoções afloradas, os escritos do autor Gordon MacDonald me ajudaram bastante. Os capítulos tratam exatamente desse tema, de colocarmos uma alma tão barulhenta como a nossa em paz. Se naquela década de dois mil essa obra já foi importante, imagine só nos dias de hoje, em que vivemos em um mundo tão rápido e tecnológico, que nos pede atenção a todo tempo. O principal objetivo de MacDonald é a organização do nosso interior, para que nossas ações externas tenham sentido e coerência.


Para já causar impacto, Gordon já trata no primeiro capítulo sobre o conceito de nos afundarmos em nossa própria vida interior, que se trata de quando não conseguimos controlar nossos pensamentos e aquilo que é prioridade. Passamos assim a sempre estar com o pensamento a frente, sempre nos sentindo atrasados. Por isso, a importância de não sermos reativos e parar de viver com uma mente desordenada. Quando a nossa vida interior está em ordem, tudo ao redor acaba se tornando mais gerenciável. Mesmo em pressão, o nosso mundo interior precisa estar em paz, como diz a Bíblia, que se nos mostrarmos frouxo no dia da angustia, nossa força será pequena, ou seja, isso nos fala de ordem interior. Se o mundo exterior está bem, mas por dentro não, isso não passa de miragem, ou como diz o autor, uma gaiola dourada. A ordem é não reagir, não sermos sempre escravos de emoções e acontecimentos, e então Gordon começa a falar sobre a importância de um chamado, pois isso acalma nossas tempestades de nossa alma.

Uma das coisas que marcou a minha vida é quando MacDonald nos fala sobre como o mundo grita pela nossa presença, e que quando nos ausentamos de nosso propósito, isso nos leva a estarmos fora de nossa missão. Precisamos estar inteiros, não apenas em parte. Perder tempo e desviar nossa atenção daquilo que realmente importa acaba por consumir a nossa energia, sendo assim necessário organizar nossa vida, começando pela parte interna. A oração, a leitura da palavra e a mediação nos ensinos do Senhor é uma maneira de colocar nosso mundo interior em ordem. Gosto quando o autor fala que nós somos como um livro não lido, pois existe tanto potencial dentro de nós, que acabamos por não conhecer ou usar. Gordon explicando que nosso mundo interior é como um jardim e devemos cultivar ele, limpando sempre das ervas daninhas, que são as tentações, ansiedades e dependências emocionais. O interessante é que tudo começa e termina em Deus, que é a nossa base, por isso, é importante alinharmos a nossa visão com a do Senhor. É preciso sabe descansar em Deus, sabendo que colocar ordem em nosso mundo interior é um processo, que ocorre diariamente, sendo necessário paciência. Me lembro que quando apliquei esse ensinos na minha vida, senti que a paz interior me dava forças para os desafios do mundo exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponha ordem no seu mundo interior

Quando me converti, fiz a leitura dessa obra nos meus primeiros meses de conversão, e foi um dos livros mais marcantes da minha vida, em um ...