terça-feira, 5 de março de 2024

R.C. Sproul e a teologia reformada

O ministro R.C. Sproul tinha sua origem presbiteriana, sendo um dos grandes influenciadores e voz da teologia reformada em todo o mundo. Ele tinha como objetivo sempre pregar a palavra de Deus, falando sobre todo o conselho de Deus, buscando capacitar a igreja em suas cinco décadas de ministério. Sproul foi o autor de muitos livros, além de ter sido na década de setenta o fundador do ministério Ligonier, que buscava proclamar a santidade de Deus em toda a sua plenitude para o maior número de pessoas possível. Sproul via o seu ministério como se estivesse preenchendo uma lacuna entre a escola dominical e o seminário. Tendo um pai que havia lido muito a Bíblia de forma fervorosa, a conversão de Sproul aconteceu em 1957 em uma escola presbiteriana progressiva.


Quando ele fez várias perguntas a cerca da vida e do evangelho, acabou percebendo que estava morto por dentro e que necessitava da presença de Deus em sua vida. Sendo ignorante teologicamente, Sproul investiu na leitura bíblica já nas suas duas primeiras semanas de conversão, onde acabou sendo despertado sobre o tema santidade de Deus, lendo muito o antigo testamento. Entre 1969 e 1971, R.C serviu como ministro associado de teologia e evangelização na igreja presbiteriana de College Hill. Fo então que em 1970 um desafio foi proposto para Sproul, o de se unir a outros lideres cristãos para criar um cento de estudo e conferencia cristã, em 52 acres de terra localizado em Pittsburgh. Sproul aceitou a missão e passou a liderar o grande projeto, nascendo assim o ministério Ligonier. Tempos depois já era possível ver Sproul viajando por todo o país pata ministrar a palavra de Deus em seminários e conferencias. Foi na década de setenta que ele também começou a lançar os seus primeiros livros, trazendo diversos ensinos importantes.

R.C. Sproul investiu fortemente na área de escritos bíblicos, escrevendo mais de sessenta obras, entre elas biografia e livros infantis. Uma de suas obras mais importantes foi tratando sobre o tema de a palavra inerrânte. Seus escritos culminaram na declaração de Chicago de 1978, tratando sobre a inerrância bíblica. A partir de 1977 o pregador acabou criando um boletim mensal, que com o tempo acabou se tornando uma revista, com um quarto milhão de pessoas sendo leitores de seus escritos em cinquenta países. Em 1984 o Centro de estudo do Vale Ligonier foi transferido para a cidade de Orlando, onde Sproul ensinava em quatro meses do ano. O seu livro mais importante acabou sendo lançado em 1985, chamado "A santidade de Deus", e no ano seguinte buscou falar sobre a predestinação divina no livro "Os eleitos de Deus". Sproul dizia que se alguém quisesse ler algo dele, que fossem esses dois livros. R.C tinha uma característica interessante, buscando ensinar usando um quadro negro em sala de aula, mesmo quando a tecnologia já o permitiria ensinar de outra forma. No ano de 1997 ele foi convidado para ser o pastor principal da igreja Saint Andrew's Chapel, onde se dispôs a pregar semanalmente, algo que ele dizia que se arrpendeu por não ter feito isso muito tempo antes. R.C Sproul viveu uma vida integra e focada no evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...