quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Billy Graham e suas passagens pelo Brasil

Um dos grandes pregadores do último século sem dúvidas foi o americano Billy Graham, que teve muita relevância no seu ministério ao fazer cruzadas evangelísticas ao redor do mundo, lotando vilarejos e estádios de diversos países. Graham também é muito conhecido pelo seu caráter e sempre teve sua voz ouvida até mesmo diante dos presidentes dos Estados Unidos durante seus anos de vida. O Brasil acabou sendo um dos destinos do evangelista, que pisou pela primeira vez em nossa nação em 1960. Dizem que poucas pessoas conseguiram calar o Maracanã, como por exemplo o dia do Maracanazzo na Copa de 50 e o cantor Frank Sinatra. O pregador Billy Graham também conseguiu levar 219.427 orarem em silêncio no maior estádio de futebol da época, quando retornou ao país em 1974. Vamos falar das quatro vindas de Graham ao Brasil nesse texto.


A primeira vez que Billy Graham ministrou no Brasil foi no ano de 1960, no Rio de janeiro, no Congresso da Aliança Batista mundial. O evento ocorreu no Maracanãzinho, reunindo milhares de cristãos para ouvir o maior pregador dos tempos modernos. A palavra que ele pregou foi "Cristo crucificado", falando a respeito da mensagem da cruz e do sacrifico de Cristo para a salvação dos perdidos Dois anos depois, o americano voltou ao nosso país, no ano de 1962, dessa vez na cidade de São Paulo. Graham trazia pela primeira vez a sua Cruzada para o nosso país, com o evento sendo realizado no estádio do Pacaembu. Quando ele retornou ao Brasil em 1974, Billy Graham tinha um ministério ainda mais relevante, inclusive com programas de televisão transmitindo as suas pregações. Já conhecido por todos, Graham realizou uma Cruzada no estádio do Maracanã, em um evento que ficou marcado na história do cristianismo no Brasil.

O evangelista realizou uma Cruzada de cinco dias em sua passagem pelo Rio de janeiro em 1974, lotando o estádio do Maracanã em todos os dias que esteve ministrando. O munda da época vivia o momento da guerra fria, mas Graham afirmou que Cristo era a única esperança para o homem. Billy começou falando que naquele mesmo estádio Pelé havia encantado todos com o seu futebol, mostrando que conhecia sobre o nosso país. Em seu primeiro dia de Cruzada, no dia 02/10/1974 ele trouxe o tema "Quem és tu Senhor?". No dia seguinte pregou sobre "O homem mais depravado". Seus outros temas nos dias que seguiram foram "O carnaval da morte", "Os problemas da juventude" e "A glória do Brasil". O objetivo de suas pregações era anunciar Jesus Cristo e fazer apelos para a salvação dos perdidos. Billy Graham retornou ao Brasil pela última vez em 1979, realizando mais uma Cruzada em São Paulo, no Anhembi, onde muitos jovens foram alcançados pela pregação da palavra. Ele profetizou que o Brasil viveria um avivamento, e hoje vemos o quanto que o Evangelho cresceu em nosso país. Billy Graham foi um dos heróis da fé e nós brasileiros tivemos a oportunidade de recebe-lo em nosso país por quatro vezes, deixando um legado na vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...