quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Jesus Movement, o avivamento hippie

Após a segunda guerra mundial os Estados Unidos viviam anos de mudança, pois a sua população passava por uma transição, buscando viver um novo tempo. O problema na América seguia com o inicio da guerra do Vietnã, levando muitos jovens a se rebelarem, buscando sentido e propósito em outros movimentos. A principal ideologia que aqueles jovens seguiam era o movimento hippie, onde eles vestiam roupas diferentes e pregavam o amor livre. Aqueles jovens tinham o sentimento de vazio e claramente buscavam por algo que os preenchesse. Infelizmente eles estavam buscando o Senhor no lugar errado. Foi nesse cenário que o movimento Jesus aconteceu.


Havia necessidade de alcançar a geração pós guerra, chamada de baby boom, além da geração X e Y. As igrejas americanas eram tradicionais e possuíam uma certa liturgia, o que afastava os jovens do contexto de igreja, os levando a preferirem o estilo de vida livre que viviam. O Woodstock acabou sendo um grito dessa geração. Em contra partida vimos o movimento Jesus se iniciando para alcançar essas pessoas, começando no ano de 1967 e indo até cerca de 1974, se iniciando na Califórnia, Estados Unidos. Muitas coisas aconteciam no país, como a morte do presidente Kennedy, o surgimento da televisão, a prosperidade do povo americano e a crescente urbanização da cidade. Com tudo isso, era necessário que o evangelho alcançasse as pessoas dessa época, sem que houvessem preconceitos. A imprensa chamava esses anos como a "Racha de gerações", pois os mais velho não conseguiam tocar e conversar com os mais jovens. Foi nesse contexto que jovens cristãos que eram do movimento hippie decidiram alcançar outros hippies, pregando nas ruas com os famosos "Loucos por Jesus". Em poucos anos o movimento alcançou muitos jovens, que foram libertos das drogas e outros vícios.

O Jesus movement alcançou diversas esferas do cristianismo, entre elas a musica cristã, que acabou sendo renovada através de bandas como Second Chapter of acts, Petra, Stryper, entre outras. A ideia era atingir todas as esferas onde os jovens estavam envolvidos, incluindo a música, o comportamento e o caráter. Muitos jovens foram transformados e encontraram sentido e propósito ao conhecerem Jesus Cristo.  O nome mais conhecido do movimento foi Lonnie Frisbee, que veio da ideologia hippie para ser um dos grandes avivalistas do cristianismo, sendo bastante usado no sobrenatural, envolvendo curas e palavra de conhecimento. Lonnie ajudou muito com o crescimento da igreja Calvary church, que mais tarde seria pastoreada por Greg Laurie, que foi um dos jovens alcançados pelo Jesus movement. Muitos foram alcançados, muitos foram batizados, com o movimento chegando a ser capa da famosa revista Time de 1971. Grandes batismos foram realizados em um rio na Califórnia, com muitos jovens entendendo quem era Jesus, sendo assim preenchidos do vazio que sentiam. Acredito que o Jesus movement foi responsável pelo fim dos hippies e todo movimento de paz e amor, já que em Cristo e apenas Nele isso seria encontrado Lonnie ainda foi usado no inicio do ministério Vyneard. O Jesus movement acabou sendo um avivamento transformador dentro da nação dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...