segunda-feira, 13 de março de 2023

5 guerras que acontecem na Bíblia

A Bíblia é um livro muito rico, é a palavra do Senhor, nosso manual de vida. O interessante é que durante todo o livro vemos diversos contextos e situações acontecendo na vida do povo de Deus. É possível vermos a criação do mundo, os profetas sendo levantados e o surgimento dos reis em Israel. Se você gosta de livros como Senhor dos anéis e aquelas guerras que acontecem, saiba que as Escrituras também nos trazem relatos verdadeiros de guerras. Vamos listas algumas delas nesse texto.

1-) Gideão e a guerra dos 300


Uma das guerras biblicas mais conhecidas diz respeito a Gideão. Ele se considerava uma pessoa covarde, mas Deus viu nele alguém de valor. Ao ser chamado para a batalha, Gideão tinha um grande exercito, mas aos poucos os números foram diminuindo, pois Deus queria apenas os corajosos e dispostos na batalha. Por fim Gideão se viu com apenas trezentos homens, e assim teria que viver o sobrenatural para enfrentar o exército inimigo, os Midianitas. Ele foi de 32 mil homens para 300, mas ainda assim Deus deu a vitória para o povo, mostrando que na batalha a nossa maior força não são nossos braços, mas a presença de Deus.

2-) Josué e os muros de Jericó


Após a morte de Moisés, o seu discípulo Josué foi o responsável por liderar o povo e guiá-los até Canaã. Acontece que a jornada não seria fácil, onde o povo daquela terra teria que ser expulso. O primeiro grande desafio foi em Jericó, que era rodeada por uma grande muralha. Josué enviou espias de forma estratégica, que chegaram a serem escondidos por Raabe. Foi então que o povo de Israel começou a marchar em volta da muralha, durante sete dias. No último dia rodearam a muralha por sete vezes, e quando a última volta terminou a trombeta foi tocada e os muros de Jericó caíram, e assim o exército israelita invadiu o local e conquistou aquela cidade.

3-) Davi persegue os inimigos


Davi foi um homem de guerra, que passou a vida lutando contra os filisteus, e em seu tempo houve muito derramamento de sangue. Ainda um menino, Davi se enfiou no meio de uma batalha e derrubou o gigante Golias. Anos mais tarde, já mais adulto passou por um momento de perseguição aos inimigos. Davi não estava presente quando os seus bens foram levados embora pelos filisteus. Davi foi muito criticado pelo seu povo, mas não esmoreceu. O homem segundo o coração de Deus saiu com alguns homens em perseguição aos inimigos. Eles mataram aqueles homens, recuperaram os bens e voltaram como vencedores para onde estavam.

4-) A guerra vencida por Josafá


Josafá foi um dos reis de Israel, que passou por uma grande crise quando viu o seu reino sendo atacado por dois reis. Os Moabitas e os Amonitas se uniram contra Josafá, que não viu outra saída a não ser proclamar entre o povo um período de jejum e oração, pedindo o socorro do Senhor. Chegou o dia do ataque contra Israel, mas Deus disse que nessa guerra Josafá não iria precisar lutar, pois o Senhor lutaria por eles. No momento da batalha Josafá enviou os músicos na frente, e enquanto tocavam, os próprios inimigos lutavam entre si e se destruíam, dando a vitória ao rei de Israel.

5-) A guerra de Josias contra o Faraó Neco


Aqui temos uma guerra bíblica que não terminou bem para o rei Josias de Israel. Ele foi um dos melhores reis que Israel já teve, mas ele acabou entrando em uma batalha que não era necessário a sua presença. Havia uma guerra que envolvia a Babilônia e a Assíria, e assim Josias iria apoiar os babilônicos quando o Egito se envolveu na batalha. Neco dizia não querer que Josias se envolvesse, já que o próprio Deus lhe enviou para a guerra. Ainda assim, Josias foi teimoso e decidiu lutar, e por fim acabou se infiltrado na luta disfarçado, mas acabou morrendo ao ser atingido por uma flecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...