quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Ao Cubo- Respire fundo

O rap cristão cresceu bastante ao longo dos últimos anos, e foi no começo da década de dois mil que surgiu um trio com rimas muito boas, chamado Ao Cubo, que trazia em suas canções ótima rimas e uma melodia muito boa. Muitas letras do grupo traziam histórias dramáticas descritas em forma de storytelling, fazendo muito sucesso, Além disso, nesse seu primeiro álbum eles aproveitaram para fazer parcerias importantes, como com o Pregador Luo e o Templo Soul. Lançado em 2004, "Respire fundo" trouxe as músicas cantadas por Vulgo Feijão, Cléber, Dona Kelly e Dj Fjay.


A abertura do álbum é com a canção título, "Respire fundo", com rimas muito motivacionais, para que as pessoas não viessem a parar, que em meio aos problemas possam respirar e seguir em frente. Logo de inicio já é perceptível a forte rima de Feijão e Cléber, que possuem uma ótima química. Em "Fora quem Usa" temos uma critica social e politica, criando também metáforas com o abuso americano em muitos lugares. Os rappers dizem que o que vai mudar o país é o evangelho e não a politica. As próximas canções fazem uso do storyrelling, contando histórias através da música. "Naquela sala" é a música mais conhecida do Ao Cubo, com um lindo refrão cantado por Dona Kelly. A canção narra a vida de um menino que se envolveu no crime e no fim perdeu a sua vida, mesmo com a mãe tendo ensinado coisas boas para ele. "Edvaldo Silva" é ainda mais dramática, narrando a triste história de um homem que sofreu na infância e virou mendigo quando adulto, mas se converteu através de um folheto evangelístico.

O Ao Cubo traz outra música de forma de protesto, chamada "Ira dos 20", criticando a forma como muitos jovens são tratados e acabam sendo mortos pela violência muito cedo. "Se renda" fala de arrependimento, que se arrepender não mata, mas a falta dele gera morte. Outra música de sucesso é a linda "1980", um outro storytelling contando o testemunho do nascimento do Cléber. No refrão Dona Kelly arrasa cantando "Pode um milagre enfim, acontecer, é só você acreditar". Essa música foi tocada sem parar em muitas rádios na época de seu lançamento. "Plano de aborto" traz um tema pesado em sua letra, falando sobre aborto. As parcerias surgem nas últimas duas canções do álbum. Primeiro temos "Incline seus ouvidos", junto com Pregador Luo. Juntos eles falam sobre o poder de suas letras e como pessoas podem ser curadas ao ouvirem a mensagem que eles cantam. De forma alegre e com a vibe lá no alto o Ao Cubo canta "Novo dia", onde mandam um salve para o rei Jesus junto com o Templo Soul. O ritmo de soul junto com as rimas de rap trazem uma química perfeita Em seu álbum de estreia, o Ao Cubo mostra todo o seu talento, com músicas fortes e com letras bem escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...