segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

O discípulo radical

Esse é um dos livros mais clássicos da literatura cristã, buscando trazer o que de fato é ser um discípulo de Cristo. Apesar de ser curto, ele procura trazer bases e estruturas fundamentais para uma vida no cristianismo. Quando se fala de radicalidade, se fala de algo diferente, que vai contra aquilo que todos estão acostumados. O interessante é que o autor John Stott não busca trazer peso, mas procura mostrar que o ensino de Cristo é leve, mas se torna radical por ir em um sentido contrário daquilo que o mundo ensina. Stott escreveu essa obra quando já tinha 86 anos de idade, e tinha muita experiência para transmitir.


O alvo do livro não é trazer profundidade em cada tema proposto, mas busca mostrar um rumo para os jovens seguir a Cristo e até mesmo novos cristãos. O discípulo radical acaba sendo um mapa e uma bussola para todo cristão sabe quais os pontos importantes para um cristão. John Stott busca trazer a informação que um verdadeiro cristão precisa possuir humildade, buscar ser parecido com Jesus, já que este é o alvo de todo discípulo, ser como Cristo é. Fala-se sobre dependência, sobre maturidade e até mesmo a respeito de cuidado com a criação. É uma ótima leitura, descrita de forma simples e direta, atingindo pontos importante para a nossa jornada cristã. Acredito que este livro é obrigatório, que todo novo convertido deveria ler para ter uma base do que é viver através dos princípios da palavra de Deus. Algo valioso aqui ensinado é que maturidade é que acaba trazendo crescimento e profundidade.

Algumas perguntas surgem, que nos impelem assim a nos perguntar, o que significa seguir a Cristo? O que é se tornar um discípulo de Jesus? John Stott traz oito características de um discípulo radical, que são inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte. Os temas surgem como um convite para nos levar a refletirmos sobre nossa vida com Deus, e o autor nos mostra como podemos aplicar os princípios da palavra dentro da nossa rotina diária. Viver o cristianismo é simples, não é preciso mágicas ou promessas que nos trazem peso. Somos alcançados pela graça de Deus e o amor Dele é sobre nós, e assim podemos nos entregar para valer para nos tornarmos discípulos radicais. De fato John Stott fechou o seu ministério em grande estilo, buscando trazer sua experiência como cristão para as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...