O alemão Reinhard Bonnke marcou a história através do evangelho, pregando para multidões na África, em suas famosas cruzadas do seu ministério "Cristo para as nações". Reinhard foi também autor de diversos livros, entre eles o mais famoso "Evangelismo por fogo", onde conta sobre o seu trabalho no continente africano e suas experiências ao ver multidões entregando a vida para Jesus Cristo. O mover de Deus entre os anos cinquenta e noventa acontecia através das famosas cruzadas evangelísticas, e Bonnke foi um dos pregadores que mais se destacou nesse período.
Reinhard Bonnke se converteu na década de quarenta na na Alemanha, após sua mãe lhe falar a respeito de um pecado que o garoto havia cometido. Foi então que ele aprendeu sobre o que é pecado e a respeito do arrependimento. Aos dez anos de idade ele havia ido até a África e no retorno compartilhou que havia sido batizado no Espirito Santo. Anos mais tarde, já ciente do seu chamado e vocação, partiu para o Reino Unido estudar a palavra de Deus no seminário. Com o fim dos estudos pastoreou uma igreja durante sete anos, mas a partir de 1969 respondeu ao seu chamado missionário, de pregar na África. Assim, a partir de 1969 Bonnke começou a pregar no continente africano, principalmente na Nigéria. Se você pesquisar na internet, ira encontrar fotos de multidões de pessoas para ouvi-lo pregar. De inicio ele armava tendas que cabiam 800 pessoas, mas com o passar do tempo não era mais possível se reunir ali, e a cada ano tendas maiores eram construídas, até que em 1986 Reinhard construiu a maior estrutura móvel da história, com capacidade para 34 mil pessoas.
Sua primeira viagem na África foi em Lesoto, na África do sul, e já em 1974 fundou o ministério "Cristo para as nações" em Joanesburgo, África do sul, e em 1986 a sede foi transferida para Frankfurt na Alemanha. Apesar do seu coração queimar pela África, Reinhard espalhou sua conferencia e cruzada pelos cinco continentes do mundo. A maior reunião de pessoas em um único lugar da história do evangelho foi em Lagos, na Nigéria, em uma cruzada que reuniu 1,6 milhões pessoas em novembro de 2000. Sua conferencia chamada "Conferencia do fogo" tinha como objetivo equipar lideres, obreiros e pastores em suas reuniões, trazendo o fogo do Espirito sobre cada um deles. Reinhard também iniciou o projeto "From minus to plus", onde escrevia uma carta sobre a palavra de Deus, para enviar para cada lar em diversos países do mundo. O alemão buscava de todas as maneiras e estratégias para alcançar os perdidos. Existe um registro que 3.461.171 pessoas foram salvas em sua pregação em Lagos, Nigéria. Sem contar os números explosivos de salvação em locais como Ibadan, Yola, Abuja e tantas outras cidades nigerianas. Reinhard Bonnke investiu a sua vida na propagação do evangelho, e sua vida é uma inspiração para todos que fazem parte da obra do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário