segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Noé e o dilúvio

Imagine só a cena. Você vive em um mundo onde não chove, onde não existe a possibilidade de cair uma gota de água no solo. Deus então se manifesta para Noé e lhe diz para se preparar, pois uma chuva irá cair na Terra, por quarenta dias e quarenta noites, e assim será o fim da criação como conhecemos. Noé era um homem que possuía uma reputação perante o povo e teria que acreditar na palavra que Deus estava direcionando para ele. Pois bem, Noé decidiu acreditar e começou a construção de uma arca. Neste texto, vamos tentar entender como Noé e o povo lidaram com tudo isso.


Acredito que quando Noé começou a construção, pessoas começaram a olhar estranho para ele. "O que será que ele esta construindo?", "Noé enlouqueceu?", poderia vir a ser o pensamento do povo. A criação humana esta destinada a um caos por meio das águas, e o homem de Deus precisaria aplicar fé em sua empreitada. Veja só o desafio, ele precisaria fazer algo que nunca havia sido feito, e seria necessário criatividade, fé e muita perseverança. Veja bem, não estamos nos anos dois mil, e toda essa construção demorou muito tempo, e a cada dia, nenhum sinal de chuva no céu. A vida acontecia de forma normal na cidade, com o povo comprando, casando, fazendo festas e vivendo, mas Noé estava ali, no mesmo local, com o mesmo trabalho, se preparando para um dilúvio, para o maior desastre que a humanidade veria até aquele momento. Após muitos anos começou  a cair as primeiras gotas, e por dias, a chuva não parou, levando as pessoas a levar a sério o que Noé estava fazendo, mas agora já era tarde demais.

O que mais me chama a atenção e me faz pensar de forma curiosa, é em relação a como Noé se comportava enquanto as águas subiam e inundavam tudo. Noé estava acostumado com a cidade e as pessoas, e não deve ter sido fácil ver tudo se acabando e as pessoas vindo a falecerem. Um outro trabalho dele seria o de manter a ordem dentro da arca, pois havia animais de todos os tipos ali, e o cheiro não deveria ser muito bom. Além disso havia também a sua família e todos tinham que aprender a viver em um espaço fechado, conversando apenas entre eles por um longo tempo. A Terra se tornou um oceano, e por muitos dias Noé via apenas mar, sem nenhum sinal de terra a vista. É impressionante como Deus manteve a arca navegando mesmo em meio a poderosas tempestades, e todos aqueles que estavam dentro dela se mantiveram a salvo. O alivio ao finalmente saber que havia terra deve ter sido satisfatória para todos, só que precisavam se acostumar com um novo estilo de vida, onde precisariam repovoar a terra, voltando a cuidar dele como no formato original de Deus com Adão. Pensar em Noé nessa jornada é aprender sobre confiança em Deus e perseverança no objetivo e missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...