quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Apocalipse 16- Arrependa-se

O Rap sempre foi um estilo de música que gera bastante discussões e alguns preconceitos. Nos anos noventa ouvir Rap era considerado ouvir música de bandido, tratando os rappers como marginalizados. Mas é importante lembrarmos que sempre houve uma mensagem forte e uma critica contra algumas questões sociais. Em meio a tudo isso, no cenário gospel surgiu um rapper que conseguiu construir uma ótima carreira no cenário da música. Estou falando do pregador Luo, que em 1998 lançou seu álbum de estreia, junto com os parceiros Charles MC e DJ Betico. Surgia assim o Apocalipse 16.


O tom do álbum é bem ao estilo dos anos noventa, com um rap mais cru, mais sério, contendo beats e um flow mais seco, em muitas alterações ou distorções nas batidas. O foco central das músicas do Apocalipse 16 era nas rimas e na potencia das vozes de Luo e Charles, que possuíam uma química muito boa. O tema central do trio é o evangelismo, querendo mostrar ao público que o mundo não é bom, que o melhor lugar para se estar é com Jesus. Em todas as rimas existe espaço para falar sobre uma vida entregue ao Senhor e para mostrar que o mundo é sujo e já esta condenado. Em "Chave da vida" eles misturam RNB, falando sobre uma decisão de andar com Jesus, e o ritmo do som é mais leve, destoando das outras músicas do álbum. "Minha oração" é cantada com Edi Rock, dos Racionais. "Chegou o carnaval" é uma critica para a tradicional festa brasileira. Vemos assim muita ousadia e coragem no trio, mostrando qual era o centro da mensagem, o arrependimento.

Uma outra música que representa muito bem o objetivo do Apocalipse 16 é a "Choro e ranger de dentes" onde em um tom sombrio é mostrado como será o fim daqueles que não servem a Deus. Apesar de muitas verdades cantadas, é nítido que a mensagem cantada se apega muito a lei e não a graça de Deus, apontando mais para os erros da humanidade do que do amor de Deus. Entendo as motivações do Apocalipse 16 e a revelação que possuíam na época. Gosto da música "Meu mano" onde Luo usa o storytelling para falar da história de um personagem chamado Adilson, sendo uma das melhores músicas do álbum. O rapper Thaíde também participa da produção na música "Não perca a sua vida na noite" sendo um alerta de atenção para os jovens. "Poder pra revolucionar" é com Luo inspirando os jovens, dizendo que Jesus é aquele que nos da o poder para uma revolução no mundo. A canção possui trechos de discursos do Martin Luther King Jr. "Caia a Babilônia ou brilhe na mão de Jesus" é ótima, chegando a ser um dos grandes hits do Apocalipse 16. Enfim, o álbum "Arrependa-se" tem uma mensagem forte, com rimas muito boas, revolucionando o mercado gospel da época. Foi uma baita entrada de Luo e seus parceiros na cena do rap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...