No Brasil temos diversas denominações de igrejas espalhadas. Não vamos discutir aqui como tais modelos de igreja surgiram, não é o caso. Este comentário serve apenas para criarmos uma estrutura de pensamento sobre o surgimento de algumas denominações. Em outro texto nós falamos sobre o surgimento da Igreja Batista, e hoje vamos falar sobre a Igreja Renascer, que teve os seus melhores anos nos anos noventa, entrou em crise após diversas polêmicas e saída de muitos lideres, para retomar um período de crescimento nos últimos anos.
A história da Renascer se inicia por volta de 1985, quando Estavam Hernades e sua família deixaram a antiga igreja, após sofrerem por conta de religiosidade e legalismo. Apesar de não chamar outros irmãos, já que ele não queria dividir a igreja, começou a reunir casais para ministração da palavra. O trabalho começou a crescer e eles tiveram que alugar um espaço na Vila Mariana, para atender melhor as pessoas que se achegavam na congregação. Algo interessante começou a acontecer, pois diversos jovens começaram a passar parte do trabalho, principalmente pessoas que tocavam na noite paulistana, começando então a tocarem músicas cristãs dentro da igreja. Estavam e sua equipe conseguiram a compra de um prédio na Mooca, onde havia uma capacidade para cinco mil pessoas. A música cristã foi fortalecida através do trabalho da Renascer, que tinha bandas famosas com eles, como por exemplo a banda Resgate. A igreja foi responsável também pela criação do SOS da vida, um festival de musica evangélica no Brasil, que atrai milhares de pessoas a cada ano.
A Marcha para Jesus foi uma criação da Igreja Renascer, que também adquiriu uma rádio, conseguindo espalhar a música gospel para todo o Brasil. No ano de 2007 a denominação chegou a ter dois milhões de membros e 1.200 templos elo Brasil e pelo mundo, sendo a terceira maior denominação evangélica do país. Os problemas começaram a aparecer nos anos posteriores, com o casal Estavam Hernandes e Sônia Hernandes sendo presos nos EUA por estarem levando uma grande quantia de dinheiro. Após isso um de seus templos acabou desabando e diversos líderes acabaram saindo da denominação, gerando uma crise na Renascer. Em 2016 70% dos templos da igreja foram fechados. A explosão de crescimento e influência da Renascer diminuiu de forma drástica, somada ao fim da gravadora que eles possuíam, a famosa Gospel Records. O casal Hernandes retomou as atividades, e mesmo sem a mesma influencia a nível nacional, segue com o trabalho na obra do Senhor, e novos templos voltaram a serem abertos em São Paulo. Apesar das crises e problemas enfrentados, não podemos negar a influência e a edificação que a igreja Renascer trouxe ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário