sexta-feira, 18 de novembro de 2022

É possível ser edificado através da Cultura Pop?

Nesta época em que vivemos cresce a cada dia a velocidade das coisas, e com isso o mundo do entretenimento avança nas mais diversas esferas. Hoje chamamos este mundo do entretenimento de cultura Pop, composto por filmes, animes, séries, games e muitas outras coisas. A grande pergunta que fica é se é possível aprender algo com tudo isso, se podemos nos edificar e tirar valores daquilo que nos é apresentado. Os religiosos dirão que não, que isso faz parte do mundo. Eu fico com uma outra mentalidade, a da cosmovisão cristã, ou seja, através da lupa cristã é possível enxergar todas as coisas pela ótica de Cristo. Por isso, creio que é possível ser edificado através da cultura Pop.


Desde criança sempre gostei da cultura japonesa composto por animes, assim como também do universo de quadrinhos e livros. Por isso, sempre tirei aprendizados daquilo que lia ou assistia. Ao me converter percebi que muitas coisas apresentadas ali possuíam valores que ensinamos através do cristianismo. A partir de então sempre disse que Deus falava comigo através dos filmes, e assim por muitas vezes fui motivado e ensinado através dessas produções. Quando me lembro de Cavaleiros do Zodíaco, apesar desse nome que pode gerar polêmica, aprendi sobre o valor da amizade e não desistir nunca. O que dizer de tantas produções do cinema, que contam histórias que podem nos ensinar algo, como por exemplo através da famosa frase do Homem-Aranha que diz "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Foi com Matrix que percebi que vivemos em uma realidade igual, pois quando estamos no mundo somos cegos e prisioneiros, mas crer no Senhor Jesus nos traz a liberdade da "Matrix" e assim passamos a enxergar a verdade.

Não podemos ficar preso em legalismos e religiosidades, temos que avançar nessa questão. Essas diversas produções podem trazer coisas boas, tudo vai de acordo com o coração e mente de quem esta assistindo. Até mesmo através de músicas seculares é possível se aprender algo, como alguma frase marcante ou uma poesia que nos remete a uma boa mensagem. A Bíblia nos diz para pensarmos naquilo que é bom, agradável, justo. Sendo assim, podemos usar essa lupa para enxergar esses valores no mundo da cultura Pop. Tenho certeza que você se emocionou com os Vingadores no cinema, em uma cena final que nos lembrava os santos do Senhor em meio a batalha do apocalipse. Sempre gosto de pensar que se o que estou vendo me agrada e me faz ter prazer, imagine só como será estar com Deus, muito melhor. Nascemos com gostos pessoais e desejos, que creio que foram plantados por Deus. Além disso, o Senhor não esta limitado a uma linguagem, e Ele pode falar conosco de várias maneiras. Posso enumerar diversas vezes que Deus falou comigo através de um filme ou série, basta ter ouvidos e um espirito atento para perceber. Procure ter uma cosmovisão cristão, e você irá perceber valores precisos, de uma tela de TV até um campo de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...