segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Herodias e o caminho de mágoa e morte

Herodes se casou com Herodias, que já tinha sido esposa do irmão dele. Isso já era algo esquisito e errado já naquela época, e então João Batista se levantou como profeta para denunciar o erro de Herodes. A consequência foi ruim para ele, pois João acabou sendo preso. Mas dentre toda essa confusão, a pior reação acabou sendo de Herodias, que guardou mágoa no coração dela por conta das palavras do profeta. As vezes Deus levanta um João Batista para passarmos por um tratamento em nossa alma. Herodias acabou não conseguindo lidar com esse sentimento contra João, e através disso aprendemos algumas coisas.


Não gostamos de ouvir a verdade

João Batista pregava o arrependimento, e isso afastava as pessoas  que estavam no erro. Herodias não gostou de ouvir a verdade e acabou se magoando. Nós devemos aprender a ouvir a repreensão e a verdade sempre, pois tolo é aquele que não escuta e não quer aprender. As vezes Deus levanta alguém para nos mostrar aquilo que não estamos enxergando, um erro que não assumimos. É a luz de Deus em nossa vida. A luz veio sobre Herodias, mas ela recusou a mudança. (Pv 18:2), (Pv 23:9)

O ódio produz morte

Herodias chegou ao ponto de odiar João e queria a sua morte de qualquer jeito. Jesus nos ensinou que se odiamos alguém, já o matamos em nosso coração. Quantas pessoas você já matou em seu coração? Você odeia alguém? Esse sentimento é ruim e lhe trará angustia e até mesmo doenças. Por isso, nunca guarde ressentimentos no coração, seja uma pessoa sempre disposta a perdoar.

Usamos nossas armas para atingir o outro

Herodias usou a sua filha Salomé para encantar Herodes com uma dança. O homem ficou encantado e abismado com a beleza e talento da garota, e assim ele permitiu que Herodias lhe fizesse um pedido. Veja só, Herodias usou a arma que tinha na suas mãos para conseguir a cabeça de João Batista. Quando estamos magoados usamos as armas que possuímos para poder atingir o outro por vingança. Muitos fazem ciúmes para o seu cônjuge para provocar raiva, buscam sucesso para dizer que é melhor que o outro, desprezam outra pessoa para demonstrar superioridade e assim humilhar o outro.

Preferimos cortar a cabeça do que resolver o problema

O alvo de Herodias nunca foi o arrependimento, mas a morte de João Batista. A resposta dela em relação ao problema foi errado, pois ela deveria ter uma atitude de mudança, mas preferiu um caminho mais fácil. As vezes ao invés de resolvermos o problema preferimos quebrar tudo, ser ignorante e ficar do mesmo jeito, buscando apenas vingança por aquilo que fizeram conosco. Busque resolver os problemas, perdoe quem precisa ser perdoado. Cortar a cabeça é falar mal dos outros ou prejudicar alguém por motivações guiadas pela raiva e mágoa. Não fuja, resolva o que precisa ser solucionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...