Uma das coisas mais interessantes é sabermos a origem das coisas, ou seja, come começou, qual a origem e objetivo de tal fato. Vamos começar hoje um passeio pela origem dos escritos dos evangelhos. O primeiro que iremos falar é o Evangelho escrito pelo apóstolo Mateus, que é o primeiro livro do novo testamento. Apesar disso, existem registros que o primeiro evangelho não foi o dele, mas o escrito por Marcos. Nos escritos de Mateus nos chama atenção os discursos de Jesus, mostrando qual era a base e seu ensino, além de falar sobre a infância de Jesus.
Mateus era um cobrador de impostos na sua época, em uma profissão que não era bem vista pelo seu povo. Até o dia em que conheceu Jesus e a sua vida foi transformada. A série The Chosen mostra ele como uma pessoa autista e concentrada e funções. Não existe registros disso, é apenas uma especulação, mas ainda assim podemos supor que Mateus era um matemático muito bom, e alguém com muita concentração, devido ao tipo de trabalho que exercia. Alguns teólogos dizem que o evangelho foi escrito na língua hebraica, e estudiosos falam que os escritos canônicos foram escritos em grego por uma testemunha cujo nome é desconhecido. A discussão sobre quem escreveu, se foi alguém ou o próprio Mateus segue sendo muito discutido ao longo dos anos. Por ter sido um publicano, muitos acreditam que Mateus não colocaria o seu nome em um livro que ele mesmo não tenha escrito. Acredita-se que Mateus tenha capturado muitas informações através do Evangelho de Marcos, ou então de uma fonte comum, levando alguns temas serem tratados nos mesmos evangelhos.
O evangelho de Mateus possui uma estrutura, podendo ser dividido em quatro partes, onde duas são introdutórias, os discursos de Jesus e a parte final contendo a morte e ressureição de Cristo. O escrito de Mateus era o evangelho mais utilizado pelo povo da igreja primitiva, principalmente para discipulado. O tema reino dos céus também aparece muitas vezes, totalizando cinquenta seis vezes ao longo do livro. O foco principal é descrever Jesus vindo estabelecer o reino dele na Terra. A ideia de Mateus era descrever para os judeus recém convertidos que Jesus era verdadeiramente o filho de Deus. Um fato interessante é que Mateus abre seus escritos mostrando a genealogia do nosso mestre Jesus. O autor da obra escreveu o evangelho na própria Jerusalém, Provavelmente o Evangelho de Mateus foi destinado para a igreja de Antioquia, uma congregação formada por judeus e gentios, por volta do ano 70 D.C. A organização feita por Mateus é muito boa, em obra escrita por alguém que foi testemunha ocular das obras de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário