quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Os 5 Ministérios

Um dos versículos da Bíblia que produz diversas interpretações é o que esta contido em Efésios 4:11;13, onde fala a respeito dos cinco ministérios. Alguns pensam que se eu tenho um dom ou ministério ou só posso ser usado nele. Por exemplo, se sou evangelista eu não posso ser um pastor. Isso esta errado, pois cada ministério serve para edificação da igreja, e se você se destaca em um deles precisa desenvolver este dom dentro de sua igreja local na vida dos outros membros. Mas quais são estes cinco ministérios descritos pelo Apostolo Paulo? Vamos conhecer cada um deles.

1-) Apóstolo


Quando se fala desse ministério logo se pensa nos apóstolos, ou seja, pensamos em um título e não em um ministério. É preciso ficar claro que cada ministério consiste em um serviço, que precisa ser desenvolvido e depois levar a igreja a ser treinada dentro dele. O ministério apostólico nos fala do serviço de envio ou de ser enviado. Por um lado somos aqueles que foram enviados para uma obra, para um trabalho, o de testemunhar sobre nosso Senhor Jesus onde estivermos. Por outro lado, somos aqueles que enviam pessoas para o trabalho. O ministério apostólico nos fala de visão, de enxergar posições para serem preenchidas, ver onde que se precisa de ajuda e enviar a provisão necessária.

2-) Profeta


O profeta não é aquele que da bronca em todo mundo ou acusa as pessoas por algo. Pelo contrário, o profeta possui três funções dentro da vida da igreja. Ele é aquele que consola, que exorta e que edifica. O consolo vem nos dias onde a pessoa não esta bem, passa por uma crise, e assim o profeta se levanta com palavras que vão trazer paz e abraço. A exortação do profeta não é uma bronca de forma ignorante, na verdade é quando ele se levanta e da uma direção ou uma correção em amor. Por fim, o profeta edifica pessoas, constrói algo eterno na vida daqueles que estão ao seu redor.

3-) Evangelista


Esse ministério como o nome já diz, fala daqueles que pregam o evangelho. Mas não apenas isso, pessoas com o dom de evangelismo conseguem ter facilidade na transmissão da mensagem, conseguem usar exemplos e metáforas que ajudam na mensagem. É comum o evangelista conseguir conversar sobre qualquer assunto e usar o momento para transmitir o evangelho. Um evangelista precisa ajudar o resto da igreja a fluir nesse dom, mostrando como podem anunciar o evangelho e qual seria a melhor forma de abordar as pessoas. Não confunda, ser um evangelista não é apenas ficar dentro do trem ou da praça pregando, mas pregar em todo local, onde estiver localizado.

4-) Pastor


O ministério pastoral fala do cuidado com as pessoas. Um pastor é aquele que conduz as pessoas, cuida com amor e esta por perto apascentando as ovelhas do seu aprisco. É comum pessoas dizerem que são pastores apenas, e assim não podem evangelizar, mas apenas cuidar das vidas. Novamente, esse pensamento é um erro, pois uma pessoa com um dom pastoral pode ensinar outros a cuidar e também aprender a ganhar pessoas. É muito bonito ver irmãos com esse dom, pois eles são sempre dispostos a amar, gostam de visitar as pessoas, estão em oração cobrindo a congregação.

5-) Mestre


Ser um mestre nos fala de alguém que ensina os outros, que possui um entendimento da palavra e uma tremenda facilidade para ensinar sobre a mensagem do Senhor. É comum vermos pessoas com esse ministério ensinando nos cursos da igreja, com o objetivo de levar os irmãos a crescerem no entendimento da palavra. Mestres conseguem traduzir as coisas do céu para a terra, mas não é um dom inalcançável. Os que fluem nesse ministério precisam ensinar os demais a estudarem a palavra, a conseguirem obter revelação da mensagem do Senhor. Os mestres conduzem o povo ao entendimento maior dos princípios e valores de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...