quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores

Charles Spurgeon nasceu em 1834 e ao longo de sua jornada cristã foi conhecido como o príncipe dos pregadores, com diversos sermões ministrados ao longo dos anos de ministério. Charles foi um pastor batista inglês, muito influente no atual protestantismo reformado. Em seus dias ele lutou contra tendências teológicas liberais de sua época. Spurgeon se converteu aos quinze anos de idade, em 1850, ao ouvir um sermão de um pregador de sua época. Já no ano seguinte estava pregando o seu primeiro sermão, e aos dezessete anos já era um pastor, sendo o líder principal da igreja batista de Waterbeach. Charles Spurgeon era conhecido por conseguir expor muito bem as escrituras, sendo um dom dado por Deus para ele.


Charles foi criado em um ambiente cristão, mas em uma época de sua vida teve crises em relação a verdade de sua crença. Aliás, os problemas na alma dele seguiram até mesmo quando já era um famoso pregador, onde existem relatos que ele lutava contra a depressão. De inicio, a paz em sua alma veio através de uma pregação de John Eeglen, que estava em missão na cidade como um pregado itinerante. Spurgeon aceitou o apelo e Cristo como seu senhor e salvador. Com um talento nato para pregar, ele foi convidado para ser pastor da igreja de New Park Street, onde foi o líder entre 1854 até 1891. A igreja estava localizada em Londres, na Inglaterra. Esta igreja foi uma das igrejas batista mais conhecidas e influente daqueles anos. Charles contava que o local cabia 1200 pessoas, mas ele pregava para cerca de 232 pessoas. Após um período de oração e clamor por almas, o local começou a encher de vidas, que foram tocadas por Deus e começaram a preencher as cadeiras vazias daquele prédio.

Como já esperado na vida daqueles que se destacam, Spurgeon foi muito criticado pela sua maneira de pregar, onde alguns diziam que ele era muito teatral, e até mesmo um cidadão caipira demais. Até mesmo outros pastores batistas começaram a publicar artigos contra o jovem pastor. Ainda assim era nítido o crescimento que a igreja experimentava, onde em algumas outras publicações dizia-se que desde os tempos de George Whitefield e John Wesley, Londres não era agitada por um reavivador. Os cultos em New Park chegou a ter dez mil pessoas presentes. Foi quando construíram o Tabernáculo Metropolitano, com capacidade para doze mil pessoas e Charles Spurgeon se tornou uma celebridade mundial. Dizem que seu maior auditório foi para um público d 23 mil ouvintes. Spurgeon publicou mais de 3 mil sermões de maneira impressa, e somos influenciado por eles até os dias de hoje. Ele também escreveu 135 livros e diversos comentários bíblicos. O pregador acabou lutando com problemas de saúde ao longo dos anos, chegando a se ausentar dos púlpitos algumas vezes. Como um reformador, Charles Spurgeon marcou a sua geração através de suas pregações, livros e estudos. Um herói da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...