quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Banda Resgate, vida, Jesus e rock'n roll

Uma das bandas mais conhecidas da musica cristã brasileira se chama Resgate, que traz consigo as influencias do rock nacional dos anos oitenta. É possível percebermos sinais de Roupa Nova e Paralamas do sucesso em diversas canções. Com o intuito evangelista e apresentar musicas cristãs de maneira horizontal, ou seja, falando do cristianismo na vida do crente. A banda Resgate lançou o seu primeiro álbum em 1991, com o nome "Vida, Jesus e Rock'n Roll". No vocal e guitarra Zé Bruno comandava a banda, junto com Hamilton Gomes, Marcelo Bassa e Jorge Bruno. Vamos falar neste texto sobre essa primeira produção da banda. 


A produção da sonora da banda é muito boa, usando bastante a guitarra em suas canções, que se encaixam bem com o vocal do Zé Bruno. A primeira música é "Ainda há tempo", falando sobre decidir andar com Jesus, que é um caminho rumo ao paraíso. Encontramos nessa faixa diversos solos de guitarra. Em "Mestre" o tema é falar sobre nossos pecados, mas dizendo que foram levados na cruz junto com as nossas dores. A produção desse álbum teve como produtor o famoso Rick Bonadio, que usou o nome do álbum para fazer um trocadilho com sexo, drogas e rock'n roll, mas colocando Jesus, vida e rock'n roll, ficando claro que andar com Jesus era um caminho de muita vida, mas também era possível encaixar o rock, em uma época onde começava a surgir uma cena de bandas cristãs no Brasil. "Amor perfeito" é legal, onde Zé fala que não foi o rock ou letras que o mudaram, mas foi apenas Jesus. O álbum segue muito bem o tom evangelístico, falando sobre Cristo sem ser chato, mas jovial.

Os solos de guitarra e as letras com metáforas também me fazem lembrar de Engenheiros do Hawaii. Não é uma critica ao Resgate, mas apenas uma demonstração da força que o rock nacional tinha naquele inicio de década. Um exemplo disso é na canção "Paralelos", cheio de reflexões sobre medos e sonhos. "Ele vem" é totalmente evangelística, dizendo que Jesus não esta pregado numa cruz, e que Ele voltara. O álbum possui uma linha forte do Hard rock em seu estilo sonoro. Uma das canções mais conhecida do Resgate é "Rock da vovó", com uma letra storrytelling onde se conta a história de um jovem que deixou a sua vida de drogas e andando com Jesus encontrou a sua paz. O refrão é bem conhecido e gruda muito bem na mente dos ouvintes. O álbum se encerra com a música "Sem Deus" com a letra falando dos problemas da violência nas ruas e guerras no exterior, colocando que estas são as consequências e uma vida sem o Senhor. "Vida, Jesus e rock'n roll" é muito bom, mostrando que era possível fazer um bom rock cristão no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...