quarta-feira, 28 de setembro de 2022

C.S Lewis, um escritor, teólogo e professor

O irlandês C.S. Lewis é um dos grande nomes do cristianismo de nosso tempo. Aqui você não vai ler histórias dele vivendo coisas sobrenaturais aos olhos humanos, pois a obra que ele realizou foi de cunho mais intelectual, mas que na sua área de atuação conseguiu trazer o céu para terra através de seus livros, ensino e aulas. Lewis foi um dos melhores professores do seu tempo, dando aula na Universidade de Oxford e na Universidade de Cambridge, sendo um dos membros do Magdalen College. Além disso, o escritor é conhecido também por ser um apologista cristão, ou seja, alguém que defende a fé cristã. E claro, é é o autor do famoso livro "As crônicas de Nárnia".


C.S. Lewis era respeitado entre alunos e professores tendo como especialidade de ensino temas como literatura medieval e renascentista. Mais um fato curioso, ele era amigo de J.R Tolkien, o autor da obra "O senhor dos anéis". O interessante na história de Lewis é que ele era um ateu convicto, mesmo tendo uma infância envolvida na igreja. Através do contato com Tolkien ele começou a voltar a ter laços com a fé cristã, e após sua experiência de conversão acabou se tornando um dos melhores apologistas cristão de sua geração. Durante a segunda guerra mundial, Lewis se tornou famoso através de um programa de rádio, onde ele anunciava a fé cristã e os ensinos de Jesus, sendo então conhecido como o apóstolo dos céticos. Seus pensamentos dessa época foram compilados no livro "Cristianismo puro e simples", um clássico da literatura cristã. C.S. tinha uma escrita profunda, e muitas vezes o que escrevia tinha que ser lido duas vezes para claro entendimento. Era nítido seu conhecimento bíblico e amor pelo evangelho, que gerou a produção de diversos livros publicados.

O escritor retratou a moralidade universal através de sua obra mais conhecida, "As Crônicas de Nárnia", onde ele conta uma história de fantasia, mas que com um olhar profundo, conseguimos enxergar o evangelho e o reino de Deus sendo pregado através da obra. Nárnia seria algo como o céu, e o leão Aslam um retrato de Jesus Cristo. Lewis teve uma influencia profunda em diversas pessoas, como na vida ex primeira ministra inglesa, Margaret Thatcher. Seus livros foram lidos por diversos presidentes americanos e seus pensamentos usados nos discursos de diversos desses homens. Os livros escritos por ele também já venderam mais de 200 milhões de cópias, onde fala de diversos assuntos práticos da vida, como dor, solidão e fé. Destaco alguns deles, como "Alegoria do amor", "Milagre" e "Cartas de um diabo ao seu aprendiz". Lewis também passou por crises na vida, como a perca da esposa, pouco tempo após ter se casado. Após problemas de saúde acabou falecendo em 1962, no mesmo dia em que morreram o escritor Aldous Huxley e do presidente americano John F. Kennedy. Seu legado permanece até os dias de hoje, através de seus pensamentos nos livros publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...