quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A jornada do povo de Israel no deserto

Uma das jornadas mais impressionantes da Bíblia é a do povo saindo do Egito para Canaã, a terra prometida. Para lhe colocar dentro do contexto, o povo estava sendo escravizado pelos egípcios, e clamavam a Deus por libertação. Após anos nessa vida, o Senhor levantou Moisés, para ser aquele que guiaria o povo hebreu para a terra prometida. Acontece que as coisas não foram assim tão simples. pois uma viagem que teria duração de alguns dias acabou sendo finalizada após quarenta anos. Esse recorte bíblico é uma saga de batalhas, viagens e transformação de pessoas. É uma jornada de muitos milagres, mas também de muitas emoções.


Quando Moisés foi chamado por Deus, já era um homem cheio de frustrações, pois havia tentado com sua própria força libertar o povo, mas viu que não poderia fazer isso sozinho. Agora, anos mais tarde, já mais velho e gago, teria a oportunidade de levar o povo hebreu para Canaã. Podemos chamar esse primeiro momento do combate contra Faraó, de guerra dos deuses, sendo que o nosso Deus, o único e verdadeiro, derrotou todos os deuses do Egito, através das pragas lançadas sobre eles. Imagine só, toda uma sociedade foi afetada por conta disso. Os rio Nilo foi ferido e morto, as plantações foram afetadas, a sujeira e destruição veio sobre o Egito, até que por fim veio o golpe final, a morte dos primogênitos dos egípcios. Pense nesse momento glorioso, onde o povo de Deus assistia tudo isso e era guardado por Deus. Moisés e Arão tiveram diversos embates contra Faraó, até o  momento onde foram embora, e atravessaram o mar vermelho, sendo um dos momentos mais marcantes da Bíblia. O mar se abriu, o povo passou, mas Faraó e seus soldados foram afogados. Era a vitória de Deus a favor do povo.

O povo deve ter entrado em pânico nesse momento, pois o mar estava a frente, enquanto Faraó vinha com o exército atrás. No limite do tempo, pelo menos em nossa mente, o mar se abriu, mas na verdade foi no tempo certo de Deus, pois todos ficaram maravilhados com esse momento. Era o começo da jornada do povo no deserto. Apesar disso, houve momentos de erros do povo, que não conseguia entender a vontade de Deus, que estando no controle de tudo, usava cada circunstância para tratar o interior de seu povo. As águas de Mara serviram para mudar o que estava dentro dos hebreus, o Maná era o alimento de todos, onde eles precisavam usar a fé, de que no dia seguinte não faltaria o alimento. Em meio a essa viagem Deus buscou se apresentar para o povo, apesar da maioria não ter dado a resposta certa. A viagem de Êxodo nos ensina a confiarmos em Deus, nos inspira a conhece-lo a cada dia, de glória em glória. Foi neste caminho que Moisés tirou água da rocha, subiu ao monte para experiências com Deus, viu as costas do Senhor e aprendeu a liderar um povo difícil. Tudo isso debaixo da nuvem da proteção de Deus. Ao ler Êxodo, encare essa viagem como a nossa jornada, onde a cada dia Deus nos muda, e nossa fé deve ser mantida Nele, que tem cuidado de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...