Existem os mais variados estilos de trabalho de uma Igreja. Gosto de separar em três modelos. O primeiro são as igrejas de programa, que possuem um trabalho onde a congregação possui diversos eventos, mas o foco é sempre no culto. Geralmente igrejas de programas possuem diversas programações e departamentos dentro da igreja. Um outro estilo de trabalho são as igrejas com celulas, ou seja, as celulas existem, mas não é o foco do trabalho. Mas a que mais vejo potencial de crescimento e edificação é o trabalho da igreja em celulas, onde a vida da igreja passa pelas celulas, sendo que as reuniões semanais acabam se tornando o principal trabalho da congregação. Mas quero falar nesse texto de cinco bons pontos do trabalho em celulas.
1-) Celulas são um local de edificação mutua
Em um trabalho com os grupos pequenos, todos são edificados, pois os irmãos acabam tendo a oportunidade de se relacionarem e participarem do crescimento um dos outros. Veja só, na celula o objetivo é que todos possam crescer juntos, tanto em oração como também em comportamento, com o irmão mais maduro ajudando o mais novo a chegar na maturidade também. É possível que na celula um venha orar pelo outro, clamar por necessidades em comum, e assim todos atingem a estatura do varão perfeito, que é Cristo. Em um grupo pequeno não da para ficar sozinho, pois conectado aos irmãos todos acabam crescendo nas mais diversas áreas.
2- Celula é lugar de comunhão e amizades fortes
Um bom local para se construir vínculos fortes é dentro dos pequenos grupos. Me lembro que comecei a participar de uma celula ainda com dezessete anos, e foi ali que construí bases de amizade com pessoas da minha faixa etária, que passavam por situações parecidas com a minha. Isso facilita as conversas, desenvolve amizade e cria parceiros de oração. Celula é sim lugar para comunhão, sair juntos, fazer festas e viver a vida da igreja conectado. Tenho certeza que quem já participou de alguma celula se lembra claramente dos amigos que formou, das lutas que batalharam juntos. Com o passar do tempo os amigos da celula acabam se tornando o seus irmão da fé.
3-) É um local para desenvolver os dons espirituais
Imagine só, a reunião de culto é um local onde estão muitas pessoas, e nem sempre você terá a ousadia de vencer a vergonha ou de aparecer o momento de sempre exercer os seus dons. Não que isso não possa acontecer, mas no ambiente de celula é mais fácil praticar os dons espirituais. Em uma reunião pode ter alguém doente, então você pode ser usado para orar por cura. Em outro momento podemos orar uns pelos outros e assim fluir em palavras de conhecimento e profecia. Conseguimos ter até mais liberdade orando em línguas e até mesmo interpretando a oração realizada. Os pequenos grupos são ótimos para desenvolvimento dos dons, onde a reunião acaba sendo uma base de treinamento.
4-) Pequenos grupos formam lideres fortes
Posso testemunhar essa grande verdade. Em uma celula você aprende a falar em publico, a compartilhar a palavra, a lidar com problemas e desafios. Olhando para o mercado de trabalho vejo muita gente despreparada em cargos altos, quando não conseguem nem mesmo falar em uma apresentação com confiança. A celula acaba sendo um treinamento, preparando até pessoas para o mercado de trabalho. Foi através desse trabalho que desenvolvi minha liderança e aprendi a lidar com as mais diversas situações. Em uma igreja celulas você aprende a liderar equipe, mobilizar pessoas e acaba como resultado desenvolvendo outros lideres.
5-) Em uma celula desenvolvemos um coração amoroso
É impossível você estar cuidando de pessoas sem ama-las, isso vira obrigação e peso. O ministério em celulas não existe para gerar obrigações e resultados, mas sim para cuidar uns dos outros em amor. A cada reunião um encargo cresce no coração de cada um, onde passamos a nos preocupar com os membros da celula. Os pequenos grupos desperta nas pessoas um coração de pastor. É comum o líder visitar os membros da celula, orar por eles, desenvolvendo assim um coração que ama e que cuida. Esse é o intuito da celula, criar uma família que ama e cuida uns dos outros, e assim todos vão crescendo e compartilhando o mesmo coração com os mais novos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário