sexta-feira, 25 de março de 2022

Avivamento do País de Gales

O País de Gales experimentou um dos maiores moveres de Deus na história, tanto por aquilo que aconteceu como também pelo breve período de tempo que o avivamento durou. Para quem não sabe, o País de Gales é uma nação minúscula, que é um principado da Grã-Bretanha. O avivamento durou por pouco tempo, começando em 1904, indo até 1905, mas as consequências desse mover atingiram o mundo inteiro, marcando de forma profunda o inicio do século 20. Evan Roberts foi o principal nome do que aconteceu naquele país, se entregando ao máximo, sendo um homem apaixonado pela presença de Deus, ao ponto de ir para as reuniões para não falar nada, apenas orar. E a presença de Deus tomava o ambiente.


Como sabemos, todo mover de Deus que aconteceu teve anos antes pessoas que clamaram para que algo ocorresse em sua geração. Isso não foi diferente em Gales, pois antes da explosão de poder acontecer, era comum vermos pastores que clamavam por um agir do Senhor na história. Entre eles podemos citar Joseph Jenkis, que tinha um grande encargo pela nação. Mas o grande nome do avivamento de Gales foi sem dúvidas Evan Roberts, que sempre esteve insatisfeito com o nível espiritual da nação, buscando sempre algo maior. Roberts foi encorajado a nunca perder uma reunião de oração, e sendo assim clamava para ser cheio do Espirito e para também Gales ser avivada. Quando participou em 1904 em uma das reuniões, Evan ouviu a oração "Senhor, dobra-nos". Isso o marcou profundamente, já que em Gales essa frase significa quebrantar e moldar. Era isso que Roberts precisava, e clamou por isso. Evan Roberts nunca mais foi o mesmo após essa oração.

Após voltar para a sua casa, Evan Roberts decidiu fazer reuniões de orações com os jovens, e a cada reunião o mover de Deus aumentava, produzindo arrependimento e salvação na  vida das pessoas. Quando o avivamento começou, Roberts tinha apenas vinte e seis anos, e viveu aquilo que clamou por toda a sua vida. As reuniões não possuíam uma liturgia, pois em um momento as pessoas estavam orando, em outros cantando, mas ainda assim havia muita ordem no ambiente. Jornalistas foram até Gales ver o que estava acontecendo e relatavam muito poder de Deus e muitas conversões. Gales não era mais a mesma, pois durante o avivamento, os bares e cinemas do país fecharam, pois todos queriam apenas a presença de Deus.  O Senhor se manifestava não apenas nas reuniões, mas por toda a cidade. Era palpável que algo poderosos acontecia em Gales. Infelizmente o avivamento não durou muito tempo, com Evan totalmente desgastado tanto no físico como no mental, se retirando da liderança, enquanto o mover diminuía. O avivamento de Gales durou nove meses, mas marcou o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...