segunda-feira, 28 de março de 2022

As aventuras dos homens de Deus em Atos dos Apostolos

Vamos estrear um novo espaço aqui no Blog, onde vamos falar sobre acontecimentos que ocorrem na Bíblia, com uma visão de um leitor, que esta ao mesmo tempo imaginando como os fatos aconteceram. Para começar, gostaria de falar sobre um tema que sempre me chamou muita a tenção, e produz muita inspiração a cada vez que leio sobre isso. Eu estou falando do livro de Atos, mais precisamente das aventuras que cada cristão vivia naqueles dias. Em Atos acompanhamos perseguições, naufrágios, transladação e muito poder de Deus.


O livro já começa descrevendo a ascensão de Cristo aos céus para logo em seguida descer sobre os discípulos o Espirito Santo, e assim equipar todos eles com o poder de Deus. É agora que começa as aventuras, pois antes aqueles que tinham medo como Pedro, passaram a ser corajosos e ousados. Na primeira pregação de Pedro, cerca de 3 mil pessoas se converteram. Com isso vieram as perseguições aos apóstolos, inclusive produzindo a morte de Tiago. Ainda assim a igreja não parou, aqueles homens eram como homens bombas de Deus, explodindo amor, paz, vida por onde eles passassem. Os líderes da igreja seguiam pregando o evangelho e investindo tempo na presença de Deus. Com isso temos relatos de que a sombra de Pedro curava as pessoas, ou então podemos nos lembrar da cura de um paralitico na porta do templo por João e Pedro, que deram aquilo que tinham, o poder de Deus.

O interessante é que este poder não era apenas para os que possuíam títulos ou cargos, mas para todos. Foram separados alguns homens para cuidarem de outras tarefas da igreja, como Estevão e Filipe, que viveram fatos poderosos. Filipe ao pregar para um etíope foi transladado de onde estava para outro lugar. Mesmo morto, Estevão teve a experiência de ser recebido de pé pelo nosso senhor Jesus. Pedro foi o primeiro a pregar para os gentios, ultrapassando os limites, para mais tarde termos Paulo como aquele que espalhou o evangelho para aqueles que não eram Judeus. Paulo, que antes perseguia a igreja, passou a ser muito usado pelo Senhor, pregando para todos. As suas aventuras relatam naufrágios, fome, perseguição, açoites, mas muita salvação, cura e poder de Deus. O livro de Atos é inspirador, pois nos impulsiona a viver este estilo de vida nos dias de hoje. Poderíamos falar de Apolo, um evangelista que ministrava com muito poder a palavra de Deus. Tantos outros faziam a diferença, através do serviço, do cuidado com a igreja e amor por Deus. Costumo falar que Atos é a descrição das aventuras daqueles que querem marcar a história. Após ler este livro, nosso coração se enche de ousadia e coragem. Aqueles homens incendiaram a geração deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Overmission 2022

Após um ano pandêmico, o Overmission voltou a acontecer na cidade de São Paulo, liderado por Luca Martini e sua equipe, visando investir e i...